AEP 175 Anos
COM AS EMPRESAS. POR PORTUGAL.
A 3 de maio de 1849 foi fundada a Associação Industrial Portuense, hoje denominada Associação Empresarial de Portugal.
Criada nos inícios da revolução industrial, teve como prioridades a formação, a disseminação de conhecimento que chegava a Portugal, a melhoria das condições dos trabalhadores e a promoção dos produtos nacionais.
De imediato lança "O Jornal da Associação Industrial Portuense", com informação industrial e tecnológica, e abre a primeira instituição de ensino técnico-profissional em Portugal, a "Escola Industrial Portuense”.
Dedica-se a outros empreendimentos que ficaram ligados à história da cidade do Porto e da indústria portuguesa, nomeadamente no desenvolvimento do ideal mutualista, com a constituição, em 1854, da Caixa de Socorros Mútuos ou na criação de algumas instituições bancárias, como o Banco Aliança.
Ainda nesta fase, destaque para o pioneirismo das feiras industriais. Em 1856 realiza a sua primeira exposição permanente, seguindo-se outras, como a Grande Exposição de 1861, no Palácio da Bolsa. Estas edições foram um ensaio para a 1.ª Exposição Internacional de 1865, no Palácio de Cristal do Porto, construído para o efeito.
Hoje, a AEP é uma das mais representativas associações empresariais de Portugal, com âmbito nacional e multissetorial, Câmara de Comércio e Indústria, desenvolvendo um trabalho de apoio à atividade económica, na valorização, defesa e promoção dos interesses das empresas. Tal como há 175 anos, continua a centrar a sua intervenção na formação, na partilha do conhecimento, na internacionalização da nossa economia e na organização de feiras.
Ao longo da sua história, a AEP tem pautado a sua atuação pela defesa intransigente dos interesses das empresas, como parceiro construtivo, mas exigente, dos diversos governos e outras entidades, públicas e privadas.
Com as Empresas. Por Portugal.
Veja o vídeo comemorativo
Para assinalar o 175.º aniversário da AEP está previsto um quadro de iniciativas com interação com várias instituições, nas mais diversas áreas. Já calendarizadas ou a desenhar de raiz, estas iniciativas vão decorrer ao longo do ano de 2024.
Edição filatélica especial, composta por quatro selos que evocam aspetos distintos da longa vida da associação: a imagem do fundador José Vitorino Damásio; a sede da AEP, à Avenida da Boavista, no Porto; um aspeto de feira da Exponor - Feira Internacional do Porto; e um selo específico sobre os 175 anos da AEP.
03 de maio:
Cerimónia evocativa junto à estátua de José Vitorino Damásio, no Porto
Veja também:
175 anos com novas propostas e o foco de sempre
04 de maio:
Jantar Comemorativo do 175.º Aniversário da AEP, presidido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Matosinhos
Entrega dos Prémios AEP 2024
Veja:
- AEP condecorada pelo Presidente da República como Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo
- Prémios AEP distinguem cinco empresas e empresários
Ciclo de Conferências "Futuro da Economia"
26 de junho:
ESG: Transformar uma obrigação numa vantagem competitiva
Carlos Ribas, CEO da Bosch
Fundação AEP, Porto
10 de julho:
Desafios da Transição Energética e o papel da Inteligência Artificial
Miguel Stilwell Andrade, CEO da EDP
Fundação AEP, Porto
05 de setembro:
Pessoas: Atrair e reter Talento num paradigma de instabilidade e incerteza permanente
Isabel Barros, Administradora da SONAE MC
Fundação AEP, Porto
29 de outubro:
Congresso Portugal Empresarial
Tema: Escalar as empresas, fazer crescer o país
Exponor, Leça da Palmeira