AEP 175 Anos

COM AS EMPRESAS. POR PORTUGAL.

A 3 de maio de 1849 foi fundada a Associação Industrial Portuense, hoje denominada Associação Empresarial de Portugal.

Criada nos inícios da revolução industrial, teve como prioridades a formação, a disseminação de conhecimento que chegava a Portugal, a melhoria das condições dos trabalhadores e a promoção dos produtos nacionais.  

De imediato lança "O Jornal da Associação Industrial Portuense", com informação industrial e tecnológica, e abre a primeira instituição de ensino técnico-profissional em Portugal, a "Escola Industrial Portuense”.

Dedica-se a outros empreendimentos que ficaram ligados à história da cidade do Porto e da indústria portuguesa, nomeadamente no desenvolvimento do ideal mutualista, com a constituição, em 1854, da Caixa de Socorros Mútuos ou na criação de algumas instituições bancárias, como o Banco Aliança. 

Ainda nesta fase, destaque para o pioneirismo das feiras industriais. Em 1856 realiza a sua primeira exposição permanente, seguindo-se outras, como a Grande Exposição de 1861, no Palácio da Bolsa. Estas edições foram um ensaio para a 1.ª Exposição Internacional de 1865, no Palácio de Cristal do Porto, construído para o efeito.

Hoje, a AEP é uma das mais representativas associações empresariais de Portugal, com âmbito nacional e multissetorial, Câmara de Comércio e Indústria, desenvolvendo um trabalho de apoio à atividade económica, na valorização, defesa e promoção dos interesses das empresas. Tal como há 175 anos, continua a centrar a sua intervenção na formação, na partilha do conhecimento, na internacionalização da nossa economia e na organização de feiras.

Ao longo da sua história, a AEP tem pautado a sua atuação pela defesa intransigente dos interesses das empresas, como parceiro construtivo, mas exigente, dos diversos governos e outras entidades, públicas e privadas. 

Com as Empresas. Por Portugal.  

Veja o vídeo comemorativo 

 

Para assinalar o 175.º aniversário da AEP está previsto um quadro de iniciativas com interação com várias instituições, nas mais diversas áreas. Já calendarizadas ou a desenhar de raiz, estas iniciativas vão decorrer ao longo do ano de 2024.

03 de maio:
Cerimónia evocativa junto à estátua de José Vitorino Damásio, no Porto

Veja também:
175 anos com novas propostas e o foco de sempre


04 de maio:
Jantar Comemorativo do 175.º Aniversário da AEP, presidido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Matosinhos 

Entrega dos Prémios AEP 2024


Veja:


Ciclo de Conferências "Futuro da Economia"

12 de junho:
ESG: Transformar uma obrigação numa vantagem competitiva
Fundação AEP, Porto

10 de julho:
IA: Como usar a Inteligência Artificial para desenvolver os negócios
Fundação AEP, Porto

05 de setembro:
Pessoas: Atrair e reter Talento num paradigma de instabilidade e incerteza permanente
Fundação AEP, Porto


29 de outubro: 
Congresso Portugal Empresarial 
Tema: Escalar as empresas, fazer crescer o país
Exponor, Leça da Palmeira