Notícias

Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo
AEP condecorada pelo PR no jantar comemorativo do 175.º aniversário

Foi com a condecoração da AEP – Associação Empresarial de Portugal como Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo que terminou o jantar comemorativo do 175.º aniversário da AEP, realizado a 4 de maio, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

A distinção foi entregue pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aos presidentes do Conselho Geral, do Conselho de Administração, da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal da AEP, respetivamente, José Manuel Fernandes, Luís Miguel Ribeiro, Ana Paula Roque e Alberto de Castro.

Encerrou, assim, com chave de ouro o jantar comemorativo dos 175 anos da AEP, que juntou 240 convidados. Para além do Presidente da República, estiverem também presentes o primeiro-ministro, o ministro da Economia e outros membros do governo, bem como muitos empresários, dirigentes associativos e outras personalidades que não deixaram de responder afirmativamente ao convite endereçado pela AEP para festejar este aniversário. 

A cerimónia abriu com o discurso de boas-vindas do presidente do CA da AEP, Luís Miguel Ribeiro, seguindo-se a intervenção da presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro. 

Outro momento alto foi a entrega dos Prémios AEP, que distinguiram cinco empresas e empresários que se notabilizam na sua atividade: António Mota, com o Prémio “Carreira Empresário”; o Grupo Simoldes, com o Prémio “Carreira Empresa”; a Novadelta, com o Prémio “Empresa Sustentável”; a Metalogalva, com o Prémio “Exportação e Internacionalização”; e a Vizelpas, com Prémio “Inovação PME.

A fechar a noite, depois das intervenções do presidente do CG da AEP, José Manuel Fernandes, e do primeiro-ministro, Luís Montenegro, o Chefe de Estado terminou a sua intervenção a condecorar a AEP como Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo, pelos destacados serviços prestados ao país ao longo destes quase dois séculos.

O programa de comemorações dos 175 anos da AEP vai decorrer até maio de 2025, contemplando outros momentos, entre os quais a realização do 2.º Congresso Portugal Empresarial, a 27 de setembro.

Para junho, julho e setembro estão agendados três almoços-debate sob os temas ESG, Inteligência Artificial e Pessoas, respetivamente, e mais perto do final do ano está prevista a realização de um concurso para startups.

Para o exigente calendário de iniciativas a AEP conta o apoio de vários parceiros, com destaque para APCER, APDL, BPI, KPMG, CTT, CH Business Consulting, Grupo Brisa, Exponor, Fundação AEP e Norprint.