Notícias

175 anos com as empresas. Por Portugal
AEP comemora aniversário a 3 de maio

A AEP - Associação Empresarial de Portugal comemora a 3 de maio o seu 175.º ano de existência. 

São 175 anos ao serviço das empresas e de Portugal. De 3 de maio de 1849 até aos dias de hoje, a AEP tornou-se a mais representativa associação empresarial do país, com o estatuto de Câmara de Comércio e Indústria, sempre em defesa do progresso e da criação de emprego e riqueza, sempre ao lado dos empreendedores e da inovação, pugnando pela defesa e promoção dos interesses das empresas e do tecido empresarial, sempre com o objetivo de contribuir para uma próspera atividade económica em Portugal. 

O programa de comemorações dos 175 anos da AEP prolonga-se durante um ano, contemplando várias iniciativas, a realizar até maio de 2025. A abrir o programa, no dia de aniversário realizou-se uma cerimónia evocativa junto à estátua de José Vitorino Damásio, um dos principais fundadores da então Associação Industrial Portuense (antecessora da AEP), no Porto. Nesta homenagem ao empresário, engenheiro e professor marcaram presença os presidentes do Conselho Geral e do Conselho de Administração da AEP (José Manuel Fernandes e Luís Miguel Ribeiro, respetivamente) e o presidente da Câmara do Porto (Rui Moreira). 

175 anos AEP | Cerimónia evocativa junto à estátua de José Vitorino Damásio no Porto

As comemorações têm o seu ponto alto a 4 de maio, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, com um jantar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e do ministro da Economia, Pedro Reis, para além de outros membros do Governo, inúmeros empresários e empresas associadas que têm contribuído para o engrandecimento da AEP ao longo de quase dois séculos.

No decorrer do jantar são entregues os Prémios AEP que vão distinguir um empresário e quatro empresas associadas.