Notícias

Próximas paragens: Tóquio e Seul
Next Challenge Asia promove produtos portugueses nos mercados asiáticos

A AEP – Associação Empresarial de Portugal inicia esta semana uma missão presencial ao continente asiático, no âmbito do seu projeto Next Challenge Asia, com vista promover os produtos portugueses nos mercados abrangidos pelo projeto – Japão, Coreia do Sul e China.

Do programa fazem parte dois eventos Portugal Premium destinados à promoção dos produtos portugueses das fileiras selecionadas pelo Next Challenge Asia – agroalimentar, casa e construção – a realizar em Tóquio e Seul, a 21 e 26 de abril, respetivamente.

O programa inclui também um conjunto alargado de reuniões entre a AEP e associações homólogas nos dois mercados, bem como um Retail Tour com o qual, através da análise “in loco”, se pretende obter informação prática sobre os mercados, nomeadamente compreender as suas tendências e oportunidades que apresentam. 

Com a AEP estão quatro empresas de renome – Primor, Vinhos Norte, Cutipol e Arch Valadares – que vão assumir o desafio de promover cada uma das fileiras representadas e, simultaneamente, a diversidade, qualidade e inovação dos produtos portugueses nos mercados.

Assim, a liderar a sessão de perguntas e respostas dos seminários setoriais da fileira agroalimentar e bebidas teremos Artur Rocha, da Primor, e Vera Lima, da Vinhos Norte. Por sua vez, João Pedro Ribeiro, da Cutipol, e David Iguaz, da Arch Valadares, serão os oradores dos seminários setoriais das fileiras casa e construção, respetivamente.

A Portugal Premium Experience Tóquio terá lugar a 21 de abril, no The Ritz-Carlton, e vai contar também com a presença do embaixador de Portugal no Japão, Vítor Sereno, que fará a abertura da sessão, e do diretor da AICEP no país, Miguel Malheiro Costa, que apresentará o enquadramento macroeconómico e relações bilaterais.

A 26 de abril, será a vez da Portugal Premium Experience de Seul. A decorrer no The Four Seasons Hotel, terá a embaixadora de Portugal na Coreia do Sul, Susana Vaz Patto, na abertura da sessão e a diretora da AICEP, Joana Barros, a falar sobre o enquadramento económico e relações bilaterais.

Estes eventos em Tóquio e a Seul são, respetivamente, a segunda e terceira ações Portugal Premium Experience, depois da que trouxe a Portugal, em outrubro passado, 30 empresários do Japão, Coreia do Sul e China. Até junho, a AEP vai realizar mais uma Portugal Premium Experience, desta vez em Xangai, na China.

Lançado pela AEP em 2021, o projeto Next Challenge Asia é cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER. Partindo da convicção de que a diversificação de mercados é fundamental para o aumento de competitividade das PME portuguesas, tem como principal objetivo reforçar a sua internacionalização, apostando na promoção do conhecimento, na capacitação das empresas e na comunicação junto dos mercados asiáticos do Japão, Coreia do Sul e China. Como tal, engloba diversas atividades, designadamente estudos de mercado, disponibilização de ferramentas e guias digitais, workshops e seminários e quatro ações Portugal Premium Experience.