Notícias

Parceiros de negócio asiáticos em Portugal
Next Challenge Asia dá a conhecer o que de melhor se faz no nosso país

A 25 e 26 de outubro, 30 potenciais parceiros de negócio do Japão, Coreia do Sul e China vão estar em Portugal para conhecer o que de melhor se faz no nosso país nas fileiras Agroalimentar, Casa, Materiais de Construção e Infraestruturas. 

A ação - Portugal Premium Experience - faz parte do projeto da AEP Next Challenge Asia que tem como objetivo promover os produtos portugueses naqueles mercados asiáticos. Vai decorrer no Porto e em Vila Nova de Famalicão e tem previstos workshops, showcases e demonstrações de produtos, bem como visitas fábricas e centros empresariais [veja aqui o programa].

Além desta ação em Portugal, estão previstas mais três edições da Portugal Premium Experience, uma em cada um dos mercados asiáticos envolvidos, no primeiro semestre de 2023.

Do programa da Portugal Premium Experience Portugal faz também parte uma conferência sobre sustentabilidade – “Do made in ao created in – Valor Acrescentado e Sustentabilidade” - promovida pelo município de Vila Nova de Famalicão.



Next Challenge Asia

Partindo da convicção de que a diversificação de mercados é fundamental para o aumento de competitividade das PME portuguesas, a AEP – Associação Empresarial de Portugal lançou, em 2021, o projeto Next Challenge Asia, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER.

O Next Challenge Asia, em curso até meados de 2023, é destinado a micro, pequenas e médias empresas portuguesas das fileiras Agroalimentar, Casa, Infraestruturas (Água e Energia) e Materiais de Construção que exportem ou pretendam iniciar a sua expansão para os exigentes mercados japonês, sul-coreano e chinês. Visa reforçar a internacionalização das PME portuguesas, através da diversificação de mercados, identificando oportunidades e constrangimentos de acesso a mercados com potencial, como é o caso dos mercados asiáticos. 

Como estratégia de abordagem a estes mercados, engloba diversas atividades que visam a informação e capacitação das empresas no seu processo de internacionalização, como estudos de mercado, disponibilização de ferramentas e guias digitais, workshops e seminários e quatro ações Portugal Premium Experience.


Três ferramentas digitais para decisões informadas

Porque a informação é um fator chave na internacionalização das empresas, as três ferramentas digitais lançadas pelo projeto Next Challenge Asia merecem destaque especial. Podem ser utilizadas em separado ou em conjunto, sendo que a utilização das três irá assegurar uma tomada de decisão mais eficiente e completa:   
 
  • Business Intelligence, permite fazer a caracterização dos três mercados, comparando e identificando oportunidades e características chaves de cada um, por forma a auxiliar na tomada de decisão  
  • Business Knowledge, permite diagnosticar o nível de preparação atual, no que concerne aos fatores críticos de sucesso, para iniciação de um processo de internacionalização nos mercados asiáticos alvo. Os utilizadores respondem a um inquérito sobre seis tópicos essenciais – conhecimento, capital humano, capital relacional, capacidade financeira, reputação e visão internacional  
  • Business Strategy, permite aos utilizadores delinear um plano estratégico individual de abordagem aos mercados através de um questionário que avalia aspetos essenciais da envolvente interna e externa da empresa e estabelecimento de objetivos a curto e médio prazo. Daqui, resultará uma estratégia de definição de segmentos de mercado, posicionamento e marketing-mix.