Notícias

A fomentar parcerias no Leste Europeu
AEP realiza missão empresarial à Roménia e Polónia

Entre 3 e 9 de março, a AEP - Associação Empresarial de Portugal promove mais uma missão empresarial multissetorial ao Leste Europeu, a dois países de interesse relevante para as exportações nacionais: Roménia e Polónia.

Bucareste e Varsóvia recebem as empresas que integram esta missão da AEP com um programa que inclui reuniões, previamente agendadas e que tiveram em conta o perfil e os objetivos definidos por cada empresa participante, com parceiros locais (importadores, distribuidores e agentes de negócios).

A primeira missão empresarial da AEP à Roménia e à Polónia foi em 1996 e em 1997, respetivamente. O objetivo continua a ser “proporcionar às empresas um melhor conhecimento do ambiente de negócios dos mercados e estabelecer contacto com a realidade empresarial e os diversos operadores”, como refere o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro. “Na verdade, volvidos tantos anos, o desafio das missões da AEP continua a ser encontrar os parceiros locais certos para as empresas que nos acompanham”, sublinha.

São cinco as empresas que integram a missão empresarial à Roménia e à Polónia: 
No âmbito desta missão empresarial, no dia 4 de março, na Roménia, a AEP assina um acordo de cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria de Bucareste, com o objetivo de unir esforços para dinamizar e aumentar a cooperação e as relações económicas, comerciais e de investimento. Pretende-se identificar e desenvolver oportunidades de negócios para as empresas de ambos os países contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento da atividade comercial entre a Roménia e Portugal.

As alterações geopolíticas, consequentes da guerra na Ucrânia, levaram a uma mudança ao nível dos negócios internacionais, nomeadamente na escolha de outros mercados para a realocação de locais de produção, investimentos dos quais beneficiaram países como a Polónia e a Roménia. Tais investimentos originam novas necessidades, em termos de produtos e serviços, que podem ser exploradas pelas empresas portuguesas. As reformas e o investimento estrangeiro impulsionaram o crescimento da Roménia, que se posiciona na Europa como uma nova oportunidade para as empresas exportadoras.

O mercado polaco, por sua vez, apresenta uma localização estratégia no centro da Europa, que não deve ser descurado na escolha de novos mercados.

A missão empresarial à Roménia e Polónia é uma ação no âmbito do projeto BOW - Portugal Business On the Way 2023/2024 nº3321, promovido pela AEP para apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida ao Aviso nº 04/SI/2022, Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.

Na mesma data (3 a 9 de março) a AEP tem em curso mais missão empresarial, desta feita no continente americano, mais concretamente no Canadá.

Veja o comunicado de imprensa