Notícias

No Egito com 5 empresas do setor de Construção
AEP pela primeira vez na BIG 5 Construct Egypt

AEP – Associação Empresarial de Portugal está no Egito com uma comitiva de cinco empresas do setor da Construção a participar na BIG 5 Construct Egypt, a mais importante feira da região para o setor da Construção e Materiais de Construção, Pedras e Rochas Ornamentais, Tecnologias e Ambiente, a decorrer de 26 a 29 de junho.

Safina (tapetes e carpetes), Mocapor (artigos de mármore e rochas similares), Ilmar (máquinas para a indústria de materiais de construção, cerâmica e vidro), Metalcértima (projetos para a indústria cerâmica estrutural) e PS Protseg (material de proteção pessoal, são as empresas que integram a participação portuguesa, organizada pela AEP para apoiar as empresas no seu processo de internacionalização, no âmbito do projeto BOW - Business On the Way 

Apesar de ser a primeira vez que a AEP organiza a participação portuguesa na BIG 5 Construct Egypt, desde 2010 que a AEP desenvolve ações no Egito, um mercado que apresenta um vasto leque de oportunidades. 

Na edição de 2019, a BIG 5 Construct Egypt contou com a participação de 240 expositores de 24 países e mais de 14 mil visitantes profissionais de 50 nacionalidades. Durante a deslocação, as empresas têm a oportunidade de apresentar as suas propostas de cooperação empresarial a um conjunto de empresários egípcios, num encontro organizado pelo Egypt Portugal Business Council, do qual a AEP é parceira em Portugal.

No programa está ainda prevista uma receção na residência oficial da Embaixadora de Portugal no Egito, Manuela Franco, para esclarecer as empresas participantes e potenciar o seu sucesso neste mercado.

Devido à pandemia, a participação física na feira obrigou a AEP elaborar um conjunto de procedimentos de segurança, por forma a permitir a participação segura das 7 empresas e da comitiva: equipamento de proteção individual, contratualização de dois tipos de seguros associados a cada participante e os necessários testes PCR para entrada e saída do Egito. A organização da feira e a AEP, na qualidade de organizadora da participação portuguesa, têm vindo a acompanhar o evoluir da situação pandémica e estabeleceram, em conjunto com as entidades governamentais locais, um exigente processo de medidas de segurança e higiene para o espaço da feira e para os expositores e visitantes.

Em 2021, esta é a quinta participação presencial que a AEP organiza em mercados externos. As duas primeiras foram, em fevereiro, ao Dubai (feira GulfHost e Feira Gulfood), a terceira, em abril, à Rússia (feira MosBuild) e a quarta, em junho, foi novamente ao Dubai para participar na feira Arab Health.

O mercado do Egito

O governo egípcio tem mantido um constante e avultado investimento em novos projetos. Estão em curso empreendimentos tão relevantes como a New Mansoura City, a New Administrative Capital, o comboio de alta velocidade, entre muitos outros.

O Egito é o primeiro país da MENA (Middle East and Northern Africa) a emitir green bonds, que permitem o desenvolvimento de projetos relacionados com a gestão da energia e dos transportes, saneamento, gestão da água e plataformas de energias sustentáveis. 

A nova área económica no canal do Suez posiciona-se como um hub industrial e de logística.

BOW - Business On the Way

O projeto BOW - Business On the Way é desenvolvido pela AEP para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Em 2020, o projeto promoveu 16 ações de internacionalização, entre feiras, missões empresariais e missões inversas, em 22 mercados, tendo envolvido mais de 120 empresas. 

Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.