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A maior exportação de vinhos para o Brasil
AEP na origem de exportação de 400 mil garrafas de 5 regiões vinícolas

A AEP - Associação Empresarial de Portugal promoveu a exportação de 400 mil garrafas de vinho para o Brasil, um negócio avaliado em mais de 1 milhão de euros que constitui a maior exportação (22 contentores) registada, de uma só vez, de vinhos portugueses de cinco regiões vinícolas para o mercado brasileiro.


O negócio surge na sequência do crescente interesse do mercado brasileiro pelos vinhos portugueses que levou a AEP, no âmbito do seu projeto de internacionalização BOW - Business On the Way, a promover uma ação promocional, em parceria com uma das maiores cadeias de distribuição do Brasil, o Grupo Pão-de-Açúcar.


Para o presidente, Luís Miguel Ribeiro, “a presença de vinhos portugueses no mercado brasileiro tem vindo a registar um significativo acréscimo nos últimos anos. A grande distribuição representa cerca de 70% das vendas de vinhos portugueses no Brasil, considerado como o grande ponto de abastecimento de vinho neste mercado. Apesar da carga fiscal elevada, que penaliza os vinhos nacionais face a outros mercados, há cada vez mais consumidores brasileiros a procurarem os vinhos portugueses. Fora da UE, o Brasil continua a ser um bom cliente de Portugal em termos de comércio de bens”.


Abordagem em duas vertentes 
A ação teve por objetivo promover o vinho português no mercado brasileiro - capaz de proporcionar vendas efetivas e de escala de um produto único num mercado que tão bem tem recebido o vinho português - e contribuir para posicionar no ponto de venda brasileiro variadíssimos vinhos portugueses.


O modelo de abordagem e o plano de ação da AEP foi feito em duas vertentes distintas, mas que se complementam: uma missão inversa de compradores brasileiros de vinhos portugueses, representantes da principal cadeia de distribuição do Brasil, Pão de Açúcar, a que se juntou a realização, no Brasil, de uma ação promocional de vinhos portugueses com o Pão de Açúcar, entre outubro de 2020 e abril deste ano.


A missão inversa de compradores incluiu provas de vinhos de 5 regiões vinícolas - Vinhos Verdes, Alentejo, Lisboa, Dão e Douro - de 16 produtores nacionais: Adega de Monção, Adega Ponte da Barca, Adega Ponte de Lima, Campelo, Casa Agrícola HMR, Ermelinda Freitas, Fiuza, Quinta da Lixa, Quinta da Pedra Cavada, Quinta das Arcas, Quinta de Carapeços, Quinta de Gomariz, Quinta de Santa Cristina, Sociedade Agrícola Boas Quintas, Sociedade Agrícola Casa de Vila Nova e Wine With Spirit.
As provas de vinhos foram realizadas em Portugal por um conjunto de produtores/enólogos previamente selecionados de acordo com o perfil pretendido pelos decisores brasileiros. Houve também visitas técnicas às adegas/propriedades dos produtores portugueses selecionados.


Relativamente à ação promocional ainda em curso no Brasil, abrange mais de 380 lojas do Grupo Pão de Açúcar, englobando promoção e publicidade nos lineares de vinhos das lojas, decoração dos espaços e lineares, panfletos e folhetos publicitários e promoção em websites, presença em jornais, entre outros.


Esta é a quarta ação promocional de vinhos portugueses realizada pela AEP no mercado brasileiro. A primeira ação aconteceu em 2016, tendo proporcionado a exportação de 100 mil garrafas de vinho verde de 19 produtores, num negócio avaliado em 300 mil euros. A última, em 2019, resultou na exportação de 234 mil garrafas de vinho oriundas de todas as regiões de Portugal, num negócio de cerca de 600 mil euros.

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