Notícias

Setor alimentar e de bebidas promove-se no Dubai
AEP está na Gulfood 2022 com 21 empresas nacionais

A AEP - Associação Empresarial de Portugal e 21 empresas portuguesas do setor alimentar e bebidas participam na edição 2022 da feira Gulfood, a decorrer no Dubai de 13 a 17 de fevereiro.

A Gulfood é o maior certame da região do Médio Oriente e um dos mais importantes do mundo para o setor alimentar e de bebidas. Este ano conta com a participação de expositores de 150 países e a organização prevê receber visitantes de 185 países.

Para além da importância que a feira tem para o setor e do potencial do mercado, para o Departamento Internacional da AEP a grande oportunidade de participar na Gulfood está no público visitante, que chega não só da região do Médio Oriente, mas também de países do Conselho de Cooperação do Golfo, de África ou do Sudoeste Asiático e Cáucaso.

Por se tratar de uma grande região, representa um mercado de consumo que ultrapassa os 570 milhões de consumidores, com elevadas taxas de importação de produtos agroalimentares, nomeadamente por parte da Turquia, Arábia Saudita, EAU e o Egipto, entre outros.

Atendendo a que o Dubai tem uma localização estratégica na região do Golfo, que o torna no maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo, há 11 anos consecutivos que a AEP organiza a participação nacional na Gulfood. As três centenas e meia de empresas que já levou à feira apontam a dimensão dos mercados e a qualidade dos contactos realizados uma vantagem.
 
Empresas presentes Gulfood 2022:
A participação na Gulfood 2022 faz parte do projeto BOW - Business On the Way, promovido pela AEP para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Em 2021, o projeto BOW promoveu a participação de 130 empresas em 17 ações, entre feiras internacionais, missões empresariais (virtuais, físicas e inversas), em 22 mercados distintos.

Veja o comunicado de imprensa