Revista BOW

Revista BOW, nº 20 | A Internacionalização e a Recuperação de Portugal Revista BOW, nº 20 | A Internacionalização e a Recuperação de Portugal

Revista BOW, nº 20 | A Internacionalização e a Recuperação de Portugal

Como forma de assinalar o seu 20.º número e cinco anos consecutivos de edição, a revista BOW – Portugal Businel On the Way tem como tema “A Internacionalização e a Recuperação de Portugal”. Um número recheado de importantes reflexões sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a não perder, começando pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, que destaca os objetivos traçados na estratégia para o desenvolvimento de Portugal, designadamente elevar as exportações até 53% do Produto Interno Bruto até 2030. Para tal, muito conta o “ambicioso Plano de Recuperação e Resiliência (PRR, os Acordos de Comércio Livre e o novo Quadro Financeiro Plurianual (PT 2030)”, refere, acrescentando que foram definidas “respostas para beneficiar as nossas empresas, e, assim, promover a resiliência económica e do tecido produtivo nacional.”

Siza Vieira, que faz uma interessante descrição da evolução das exportações nacionais, conclui que “os desafios de não deixar ninguém para trás, da dupla transição – climática e digital –, da competitividade e da coesão revelam-se ainda mais urgentes perante as consequências desencadeadas pela pandemia, pelo que mantermos a intensidade das respostas e a sua adequação é essencial para garantir um cenário de renovadas oportunidades para as nossas empresas e para os nossos trabalhadores”.

Para analisar este mesmo tema, os indispensáveis contributos do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias; da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira; do Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques; do Presidente do IAPMEI, Francisco Sá; da Presidente do Banco Português de Fomento, Beatriz Freitas e do Presidente das Infraestruturas de Portugal, António Laranjo. Igualmente muito interessante e indispensável, do lado da AEP, a opinião do administrador Paulo Vaz.

A entrevista desta edição, que se pretende seja uma análise equidistante do Plano de Recuperação e Resiliência, é feita a José Gonçalves, Presidente e Country Managing Director da Accenture Portugal.

Os mercados-alvo em destaque são estratégicos para a recuperação e projeção de Portugal: China, EUA e Rússia, sempre acompanhados por gráficos úteis à sua leitura.

A terminar, destaque para o projeto CoLogistics Business Accelerator (CBA), um acelerador de negócios em torno da logística e da função da cadeia de abastecimento, entre muitas outras iniciativas levadas a cabo pela AEP, que voltou às feiras presenciais, fundamentais para o processo de internacionalização das empresas associadas.

Votos de uma boa leitura!
Download dos artigos