Notícias

Revista BOW assinala os 170 Anos da AEP
António Costa abre edição sobre “O Papel do Associativismo na Internacionalização”

A 3 de maio, a AEP – Associação Empresarial de Portugal comemorou 170 anos de existência e a revista BOW – Portugal Business On the Way assinalou a data na sua edição número 12, que tem por tema “O Papel do Associativismo na Internacionalização”.

Esta edição é aberta pelo primeiro-ministro com o artigo “Cooperar para Convergir. O Papel do Associativismo na Internacionalização” que afirma que “para conseguirmos fazer destes três anos o início de uma década sustentada de convergência com a Europa temos que continuar a valorizar e cooperar com as Associações Empresariais, como a AEP. Juntos fazemos Portugal valer mais!”

Do lado das empresas temos a opinião do presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, que defende que os “maiores riscos e incertezas não devem desencorajar a internacionalização”, antes “tornam mais evidente a necessidade de um esforço conjunto das instituições públicas, das empresas e das estruturas associativas em torno de uma estratégia coerente, nas suas diversas vertentes”.

“Mar, Movimento e Cultura” são os três pilares que têm “permitido a crescente afirmação de Matosinhos na região, no país e no mundo”, segundo a presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, num texto muito interessante e que vale a pena ler. Também digno de registo temos o texto da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, que fala nos portos enquanto “pilar fundamental para o desenvolvimento económico de Portugal e para a alavancagem das exportações.”

Paulo Melo, Presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal é o entrevistado da edição desta revista. Entre muitos assuntos, defende que “o associativismo é a primeira e melhor forma de cooperação empresarial que existe.”

Destacamos, no “Radar Internacionalização”, o testemunho de meia centena de empresas, umas que participaram connosco em ações de internacionalização, outras com quem estabelecemos parcerias, outras ainda que seguem de perto e admiram o trabalho desenvolvido pela AEP. A todas, muito obrigada!

A ver também, nesta edição, os textos de Diogo Barbosa, diretor-geral da Exponor, que destaca a evolução da indústria das feiras e exposições, e do presidente do Conselho de Administração da AGAVI, António Sousa-Cardoso, sobre a Portugal Premium, realizada em São Paulo, no Brasil. A fechar, dois artigos muito interessantes: um sobre a importância da certificação, escrito pelo presidente da APCER, José Leitão, e outro de António Pêgo, diretor-geral da Cesae, que aborda a importância da formação na atividade económica. 

E, assim, a revista BOW contribui para a celebração dos 170 anos da AEP e da atividade que se tem centrado, segundo lembra o presidente, Paulo Nunes de Almeida, nos diversos vetores de atuação estabelecidos nos primeiros estatutos: a defesa dos interesses da indústria portuguesa, a divulgação de informação económica e tecnológica, a formação profissional e a promoção dos produtos e serviços portugueses. Em suma, “uma responsabilidade muito grande perante as empresas portuguesas e de facto também um privilégio e motivo de grande orgulho”, nas palavras de Paulo Nunes de Almeida.

Boa leitura!

Clique para ver