Revista BOW

Revista BOW, nº 24 | As indústrias criativas, clusters de inovação e internacionalização

Revista BOW, nº 24 | As indústrias criativas, clusters de inovação e internacionalização

“As indústrias criativas, clusters de inovação e internacionalização” é a temática do número 24 da revista BOW. Ou, como refere Augusto Mateus, a “imperiosa necessidade de conseguir acelerar e completar a transição para um novo paradigma competitivo”. 

Na sua análise sobre o tema, o professor defende que “a construção de sinergias entre o mundo empresarial e o mundo da cultura e da criatividade é decisiva para a afirmação de um novo paradigma competitivo na economia portuguesa”, concluindo que “a economia é, cada vez menos, um caminho entre matérias-primas e produtos acabados, mas, cada vez mais, uma mistura explosiva de inovação e de diferenciação. Neste sentido, todas as indústrias serão culturais e criativas ou simplesmente não persistirão.”

Igualmente muito interessantes os textos do secretário de Estado da Economia, João Neves; de Manuel Ramalho Eanes, presidente do TICE; de Ricardo Valente, Vereador na Câmara Municipal do Porto; de Lutz Pietzold, presidente da German Design Council e de Francisco Cipriano, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Este número da revista BOW conta ainda com a entrevista a Guta Moura Guedes, uma das mais importantes referências nas indústrias criativas em Portugal. A finalizar, apresentamos os testemunhos das empresas nossas associadas Hivolve, Elou Cork, Flipkick e Vicoustic.

Os mercados em destaque são Alemanha, Itália e Reino Unido, com dados fornecidos pela Accenture.

Para que todos fiquem a par das atividades que desenvolvemos, a secção Lançamentos e Atividades AEP e o Calendário BOW, uma ferramenta muito útil para ajudar a planear a participação das empresas em eventos que têm como objetivo a sua internacionalização.

Votos de uma boa leitura!
 
Download dos artigos