Notícias

Promover negócios com saúde no Brasil
AEP na feira Hospitalar com seis empresas nacionais

Entre os dias 20 e 23 de maio, a AEP – Associação Empresarial de Portugal está em São Paulo, no Brasil, na feira Hospitalar, com um grupo de seis empresas do setor da saúde: 
A Hospitalar é a principal feira da América Latina para o setor da saúde, que ao longo de mais de 30 anos se tornou o ponto de ligação por excelência entre as diversas comunidades de saúde, proporcionando oportunidades únicas de negócio. Com taxas de crescimento nas edições anteriores, estima-se que este ano a feira conte com 3 mil expositores e mais de 80 mil visitantes profissionais provenientes de mais de 100 países.

Realiza-se no Brasil, país com o qual as relações comerciais “continuam a ser de grande importância para Portugal, quer pelos laços históricos, quer pelo atual posicionamento mundial deste mercado no setor da saúde", como refere o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, recordando que “com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é a nona economia mundial e a primeira da América Latina. Dispõe de uma situação geográfica estratégica e constitui uma base para o desenvolvimento das operações de um elevado número de empresas da América Latina”.

A América Latina apresenta um amplo leque de oportunidades para o setor da saúde e o financiamento público tem crescido. A evolução dos gastos com a saúde, em comparação com outros continentes, tem registado crescimento, através do aumento expressivo das healthtechs e de startups focadas em soluções inovadoras para a saúde.

A participação na Hospitalar 2025 é uma ação do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.

Em 2024, o projeto BOW promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos, desde os Emirados Árabes Unidos ao Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e EUA, ou em missões empresariais em mercados não tradicionais e mais desconhecidos, como Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Letónia e Estónia ou Austrália e Nova Zelândia.

Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.

Veja o comunicado de imprensa
2025.05.23