Notícias
Portojóia como catalisador da Indústria do Luxo
Um artigo de Diogo Barbosa na revista BOW 28
A indústria do luxo é um setor altamente atrativo que envolve produtos e serviços exclusivos, de alta qualidade e com um elevado valor acrescentado e um elevado valor percebido pelos consumidores. Esta indústria tem tido um crescimento significativo ao longo dos anos e tem-se tornado cada vez mais importante na economia global.
Esta indústria é conhecida por oferecer produtos e serviços que transmitem uma imagem de prestígio e que são desejados por clientes seletivos e dispostos a pagar um preço premium.
Abrange uma ampla gama de setores, como a moda, joias e relógios, cosmética e fragrâncias, entre outros. Os principais players desta indústria são marcas internacionais, conhecidas pela sua excelência na entrega e promoção de estatuto social, mas também da sua qualidade de produção e fabrico, algo que vem ao encontro da Portojóia e que falarei mais adiante.
Uma das características particulares desta indústria e que a distingue da maior parte das outras, é a capacidade de criar valor através do intangível. Na maioria das outras indústrias o valor está diretamente ligado a características tangíveis, como a funcionalidade ou durabilidade.
Na indústria do luxo, o valor é construído não só nas características anteriores, mas também através de fatores emocionais, estéticos e de status. As marcas de luxo têm a habilidade de contar histórias, evocar emoções e transmitir um sentido de exclusividade que atrai os consumidores e os faz sonhar.
A indústria global do luxo teve em 2023 um volume de negócios a rondar os 346 mil milhões de euros e espera-se um crescimento anual de cerca de 3% até 2028. Isto significa que o mercado global do luxo vai valer cerca de 395 mil milhões de euros em 2028.
O maior segmento de mercado continua a ser a Moda, com um volume de negócios a rondar os 108 mil milhões de euros e com uma representatividade de cerca de 31%. O segmento de joias e relógios é estimado em 72 mil milhões de euros e o das cosméticas e fragrâncias em 66 mil milhões. Estes dois últimos segmentos dizem muito à Exponor, visto termos produtos que atuam nestes segmentos de mercado.
Embora o setor da moda vá continuar a ser o impulsionador desta indústria, espera-se que a tendência seja de que a Cosmética vá suplantar o segmento das Joias. Em 2028, estima-se que a Cosmética vá valer mais de 80 mil milhões de euros e as Joias 78 mil milhões, o que revela um bom crescimento do segmento da Cosmética e Fragrâncias e uma quase estagnação do segmento das Joias e Relógios. Esta previsão é algo a ter em conta quando se tratar de gerir produtos na indústria do luxo.
Os Estados Unidos são o país mais representativo neste volume de negócios com um impressionante valor de 70,7 mil milhões de euros, quase 20% de todo o mercado mundial, seguido pela China, Japão, França e Reino Unido.
Em Portugal, o setor da Joalharia é altamente fragmentado com a vasta maioria das empresas a serem microempresas. No entanto, esta indústria prima por uma chancela de qualidade e de prestígio. A joalharia de autor portuguesa está a permitir ao setor apresentar peças menos tradicionais e mais arrojadas, tendo como objetivo a internacionalização. Tirando muito poucas empresas, a joalharia tradicional portuguesa não é massificada, mas sim personalizada. Os criadores fazem peças em pequena escala e é assim que são reconhecidos.
Portojóia – 32 edições de luxo português
Esta é uma das maiores montras de joalharia, ourivesaria e relojoaria ibérica e um veículo que, há 32 edições, pretende colocar os olhos do mundo perante o que de melhor é produzido em Portugal, por estes três setores. Nesta feira participam vários públicos, como marcas, fabricantes, designers e compradores.
Na última edição, em 2022, a feira contou com 90 expositores e com mais de 3000 visitantes profissionais. A maioria destes visitantes chega-nos de Portugal, no entanto contamos com visitas de 21 países diferentes.
Em termos nacionais, a edição de 2022 atraiu visitantes de todo o território, tendo maior representatividade o distrito do Porto, seguido de Braga, Aveiro e Lisboa.
Em termos internacionais, o destaque vai para Espanha, que representa 2,64% dos visitantes, o equivalente às visitas dos distritos de Évora, Portalegre, Beja, Faro e Castelo Branco juntos. Outro dado de relevo no que trata a visitantes e à importância da Portojóia na atração de compradores para o luxo Nacional, é a presença de visitantes profissionais oriundos de Itália, França e Estados Unidos da América, países reconhecidos por uma enorme variedade de marcas de luxo de referência.
Nas últimas 10 edições, a Portojóia atraiu mais de 2100 compradores de Espanha contribuindo consideravelmente para o estabelecimento de negócios do luxo além-fronteiras.
Diogo Barbosa, Diretor-Geral da Exponor
In Revista BOW 28 - A Indústria do Luxo e a Internacionalização
Esta indústria é conhecida por oferecer produtos e serviços que transmitem uma imagem de prestígio e que são desejados por clientes seletivos e dispostos a pagar um preço premium.
Abrange uma ampla gama de setores, como a moda, joias e relógios, cosmética e fragrâncias, entre outros. Os principais players desta indústria são marcas internacionais, conhecidas pela sua excelência na entrega e promoção de estatuto social, mas também da sua qualidade de produção e fabrico, algo que vem ao encontro da Portojóia e que falarei mais adiante.
Uma das características particulares desta indústria e que a distingue da maior parte das outras, é a capacidade de criar valor através do intangível. Na maioria das outras indústrias o valor está diretamente ligado a características tangíveis, como a funcionalidade ou durabilidade.
Na indústria do luxo, o valor é construído não só nas características anteriores, mas também através de fatores emocionais, estéticos e de status. As marcas de luxo têm a habilidade de contar histórias, evocar emoções e transmitir um sentido de exclusividade que atrai os consumidores e os faz sonhar.
A indústria global do luxo teve em 2023 um volume de negócios a rondar os 346 mil milhões de euros e espera-se um crescimento anual de cerca de 3% até 2028. Isto significa que o mercado global do luxo vai valer cerca de 395 mil milhões de euros em 2028.
O maior segmento de mercado continua a ser a Moda, com um volume de negócios a rondar os 108 mil milhões de euros e com uma representatividade de cerca de 31%. O segmento de joias e relógios é estimado em 72 mil milhões de euros e o das cosméticas e fragrâncias em 66 mil milhões. Estes dois últimos segmentos dizem muito à Exponor, visto termos produtos que atuam nestes segmentos de mercado.
Embora o setor da moda vá continuar a ser o impulsionador desta indústria, espera-se que a tendência seja de que a Cosmética vá suplantar o segmento das Joias. Em 2028, estima-se que a Cosmética vá valer mais de 80 mil milhões de euros e as Joias 78 mil milhões, o que revela um bom crescimento do segmento da Cosmética e Fragrâncias e uma quase estagnação do segmento das Joias e Relógios. Esta previsão é algo a ter em conta quando se tratar de gerir produtos na indústria do luxo.
Os Estados Unidos são o país mais representativo neste volume de negócios com um impressionante valor de 70,7 mil milhões de euros, quase 20% de todo o mercado mundial, seguido pela China, Japão, França e Reino Unido.
Em Portugal, o setor da Joalharia é altamente fragmentado com a vasta maioria das empresas a serem microempresas. No entanto, esta indústria prima por uma chancela de qualidade e de prestígio. A joalharia de autor portuguesa está a permitir ao setor apresentar peças menos tradicionais e mais arrojadas, tendo como objetivo a internacionalização. Tirando muito poucas empresas, a joalharia tradicional portuguesa não é massificada, mas sim personalizada. Os criadores fazem peças em pequena escala e é assim que são reconhecidos.
Portojóia – 32 edições de luxo português
Esta é uma das maiores montras de joalharia, ourivesaria e relojoaria ibérica e um veículo que, há 32 edições, pretende colocar os olhos do mundo perante o que de melhor é produzido em Portugal, por estes três setores. Nesta feira participam vários públicos, como marcas, fabricantes, designers e compradores.
Na última edição, em 2022, a feira contou com 90 expositores e com mais de 3000 visitantes profissionais. A maioria destes visitantes chega-nos de Portugal, no entanto contamos com visitas de 21 países diferentes.
Em termos nacionais, a edição de 2022 atraiu visitantes de todo o território, tendo maior representatividade o distrito do Porto, seguido de Braga, Aveiro e Lisboa.
Em termos internacionais, o destaque vai para Espanha, que representa 2,64% dos visitantes, o equivalente às visitas dos distritos de Évora, Portalegre, Beja, Faro e Castelo Branco juntos. Outro dado de relevo no que trata a visitantes e à importância da Portojóia na atração de compradores para o luxo Nacional, é a presença de visitantes profissionais oriundos de Itália, França e Estados Unidos da América, países reconhecidos por uma enorme variedade de marcas de luxo de referência.
Nas últimas 10 edições, a Portojóia atraiu mais de 2100 compradores de Espanha contribuindo consideravelmente para o estabelecimento de negócios do luxo além-fronteiras.
Diogo Barbosa, Diretor-Geral da Exponor
In Revista BOW 28 - A Indústria do Luxo e a Internacionalização