Participação portuguesa nas Feiras Prowine e Vinho e Sabores de Portugal

Em campanha
Participação portuguesa nas Feiras Prowine e Vinho e Sabores de Portugal
Datas 27 a 30 de setembro de 2022    
Local São Paulo e Rio de Janeiro
Preço Ação desenvolvida no âmbito do programa PORTUGAL2020 e Compete2020, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
 
Prazo de inscrição: até 31 de julho de 2022
Participação portuguesa nas Feiras Prowine e Vinho e Sabores de Portugal

 A AEP - Associação Empresarial de Portugal em coorganização com o Grupo OPAL, está a promover a Prowine São Paulo e uma extensão ao Rio de Janeiro para executar a Vinho e Sabores de Portugal. Estas ações têm como objetivo apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados.

A Prowine tem lugar em São Paulo, de 27 a 29 de setembro e a Vinho e Sabores de Portugal realiza-se no Rio de Janeiro, no dia 30 de setembro.
    
Porquê participar?
•    É o mais importante certame de toda a região da América do Sul para o setor dos vinhos. 
•    Tem registado elevadas taxas de crescimento nos profissionais visitantes e nos expositores em relação às edições anteriores e ao contrário de todas as expetativas realizou-se em 2021. 
•    Constitui-se como o maior centro de negócios da região num dos mercados mais atrativos do globo.
•    O Brasil, país de dimensão continental, tem Portugal como nação da moda e a visitar. O turismo muito tem contribuído para tal, e isso tem-se refletido na volumetria das importações, principalmente de vinho, com resultados efetivos na Balança Comercial. 
•    Ao momento, os vinhos com origem em Portugal, encontram-se já no 2º lugar no ranking do consumo no Brasil, à frente de muitos outros países com tradição vitivinícola, e o Acordo Livre Comércio EU – Mercosul está aí, o que pode indiciar mais e muitas outras oportunidades para o setor do vinho em Portugal. Este impacto nota-se sobremaneira e exatamente no setor agroalimentar e vinhos. E este é um dos mercados que a AEP entende dever estar o enfoque das Pequenas e Médias empresas nacionais produtoras de Vinho de qualquer região do país. 
•    São Paulo é uma cidade multicultural, a sexta economia da América Latina, gigante centro financeiro e metrópole com superlativo consumo de vinhos quando comparado com as restantes grandes cidades do Brasil. 
•    Este certame é organizado por vários players ligados à indústria vitivinícola o que definitivamente contribui para o sucesso do evento sustentado na quantidade e qualidade do perfil do visitante. Importadores/exportadores, atacado, distribuidores, distribuição especializada, supermercados e hipermercados, e-commerce, hotéis, bares e restaurantes estarão presentes.  
•    A Feira tem um programa de negócios diferenciado, com workshops e palestras sobre estratégias de negócios e marketing de vinhos. Serão organizadas master classes, sessões de degustação dentro do próprio ambiente de Feira. 
•    Tanto o perfil do expositor como do visitante são ligados aos vinhos, espumantes, destilados e acessórios para bebidas. 
•    Este pode ser o próximo ponto de encontro da Indústria na América Latina num país e numa cidade que já recebeu excelentes e diferenciadas Feiras de Vinho. 
•    Aproveitando o facto da comitiva de empresários estar em São Paulo e respetivas economias de escala, e porque o Brasil é um país de dimensão intercontinental, a AEP entende ajustado levar o melhor que se faz no mundo do vinho português a outros estados brasileiros, neste caso ao Rio de Janeiro, por forma a que os nossos exportadores encontrem outros importadores e representantes de outras regiões deste imenso país e que diversifiquem o gosto pelo vinho de outras regiões.

Programa Empresarial
Dia 25 setembro – Partida de manhã Porto ou Lisboa / São Paulo
Dia 26 setembro – Montagem de Feira SP
Dia 27 setembro – Feira Prowine SP
Dia 28 Setembro – Feira Prowine SP
Dia 29 setembro – Feira Prowine + viagem RJ
Dia 30 setembro – Vinho e Sabores de Portugal RJ
Dia 1 outubro – Regresso Rio de Janeiro / Porto ou Lisboa 

Através destas ações, as empresas portuguesas terão a possibilidade de, in loco, e com um acompanhamento personalizado, perceber as potencialidades que o Brasil proporciona, fazendo assim uma efetiva prospeção de mercado.

Neste contexto, convidamos as empresas a participar nesta ação desenvolvida no âmbito do programa PORTUGAL2020 e Compete2020, Programa Operacional da Competitividade e internacionalização, Eixo II – Projetos conjuntos – Internacionalização.
 
Prazo de inscrição: até 31 de julho de 2022

 

COVID-19 – Atendendo à situação de pandemia que se vive a nível global, poderão ocorrer alterações ao programa da ação. A AEP efetuará uma constante monitorização do evoluir da situação junto das entidades organizadoras e autoridades oficiais e procederá à implementação das medidas necessárias e adequadas à realidade que se venha a verificar no período que antecede o evento e durante a sua realização.
Saiba como participar

AEP - Associação Empresarial de Portugal
Departamento Internacional
Miguel Matos
Gestor de Mercado
Tel: +351 22 998 1784 | Tlm.: +351 964 252 151
miguel.matos@aeportugal.pt