Notícias

O negócio internacional em sete “masterclasses”
AEP lança programa formativo de preparação para a internacionalização

A AEP inicia em junho um programa de formação para preparar as empresas para trabalharem mercados externos e terem sucesso na abordagem a esses novos mercados.

Os mercados internacionais apresentam grandes oportunidades para empresas com objetivos claros, estratégias ágeis e abrangentes, e uma cultura de visibilidade que permita medir o desempenho continuamente. E é tendo em vista ajudar as empresas a tomar decisões mais inteligentes e fundamentadas na expansão internacional dos seus negócios que foi criado este programa de formação, composto por sete masterclasses que vão abordar os principais aspetos a considerar num projeto de internacionalização, partilhando as melhores práticas num formato de treino e mudança de comportamentos, sempre ajustado à realidade das empresas e respetivos participantes. [Saiba mais sobre a atividade da AEP no apoio à internacionalização das empresas]

O programa arranca já a 17 de junho com a primeira masterclass dedicada à “Estratégia e Seleção de Mercados”, onde se dão a conhecer os principais mercados mundiais em termos geopolíticos, económicos e socio culturais, e as técnicas de seleção de mercados mais adequadas para futuros investimentos. 

Está também previsto um momento prático com um caso real contado na primeira pessoa por um convidado, gestor de exportação de uma empresa de referência do panorama exportador português. [Saiba mais e inscreva-se aqui]

Seguir-se-ão mais seis masterclasses que vão abordar os temas “Plano de Internacionalização na Prática” (6 de julho), “Financiamento do Negócio Internacional e Gestão do Risco” (14 de setembro), “Gestão do Pipeline Comercial” (12 de outubro), “Planeamento Estratégico Digital do Negócio Internacional” (26 de outubro), Inbound Marketing Internacional” (16 de novembro) e Intercultural Management/Cultural Intelligence (14 de dezembro). Um programa completo que os interessados poderão realizar integralmente, ou selecionar apenas as masterclasses que considerarem mais adequadas. 

Este conjunto de masterclasses para a internacionalização pretende não só criar um ambiente organizacional que potencie o negócio internacional, como também dar a conhecer as premissas para montar um plano robusto de internacionalização, para exportar ou captar investimento direto estrangeiro (IDE), condicionando a empresa para o sucesso nos mercados externos, através da maximização do binómio risco/rentabilidade. 

O desenvolvimento do planeamento de marketing e comunicação no âmbito de uma estratégia online e off-line está também nos objetivos do programa, que pretende que os esforços das empresas neste domínio gerem leads qualificadas, por forma a conseguir angariar novos clientes, em áreas diversificadas, e investidores. Haverá sempre a preocupação em ajustar, adaptar e orientar para diferentes contextos geográficos e multiculturais e a realização de um diagnóstico completo do estado de maturidade atual da empresa para abordar mercados internacionais. 

Os participantes vão poder desenhar um plano de expansão internacional para fazer crescer o negócio globalmente, a longo prazo, ficando a conhecer não só alguns riscos de internacionalizar e como os mitigar na sua expansão, como também os modelos de financiamento do negócio internacional. 

No final, certamente, estarão mais bem preparados para enfrentar a concorrência e melhor posicionados para exportar.

Veja outras ações de formação promovidas pela AEP