Notícias

Na maior feira de distribuição alimentar da América Latina
AEP com 12 empresas em São Paulo, Brasil

A AEP – Associação Empresarial de Portugal e 12 empresas nacionais participam na 36ª edição da APAS, a maior feira do setor da distribuição (agroalimentar e vinhos) da América Latina, a decorrer no Brasil, em São Paulo, entre os dias 16 e 19 maio.

Para a AEP, que organiza a participação portuguesa na APAS em parceria com o Grupo Opal, esta deslocação apoia as empresas no processo de diversificação de mercados e aumento das exportações e é uma oportunidade para as empresas consolidarem presenças e estabelecerem contactos com novos parceiros.

Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, lembra que “o Estado de São Paulo representa 29,2% da receita total do setor no país. A cidade é conhecida por reunir os grandes importadores/distribuidores que comercializam para todos os destinos de um país de dimensão continental.”

Na APAS vão estar as empresas Adega Cooperativa Figueira Castelo Rodrigo (vinhos comuns e licorosos), Colinas do Douro (vinhos comuns e licorosos), Ponto de Venda (Comunicação), Litografia Coimbra (impressão embalagens), Experience Active (Agência Publicidade), BNM Digital Solutions (Publicidade), Grande Porto (produtos alimentares, bebidas e tabaco), Douro´s Flavours (licores e de outras bebidas destiladas), Porto Réccua (vinhos comuns e licorosos), SIVAC Vinhos (vinhos comuns e licorosos), Bicafé (café a chá) e Caves de Vale do Douro (vinhos comuns e licorosos).

A edição deste ano da feira da Associação Paulista de Supermercados inclui programas de negócios, com workshops e palestras sobre estratégias de marketing, e oferece master classes e sessões de degustação. Na última edição, em 2019, a APAS recebeu 130 mil visitantes, 847 expositores (222 internacionais e oriundos de 19 países).

As exportações de Portugal para o Brasil, nomeadamente de vinho, continuam a aumentar, apesar do contexto difícil que a economia mundial vive. As relações comerciais com o Brasil continuam a ser de grande importância para Portugal, quer pelos laços históricos, quer pelo atual posicionamento mundial deste mercado no setor da grande distribuição. 

O Brasil tem 202 milhões de habitantes, é a 9ª economia mundial e a 1ª da América Latina. Apesar da atual contração económica, começa a apresentar alguns indicadores com crescimentos significativos.

A participação na APAS 2022 faz parte do projeto BOW - Portugal Business On the Way, promovido pela AEP para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Veja o comunicado de imprensa