Notícias

Fileira da saúde promove-se no Dubai
AEP com 16 empresas nacionais na feira Arab Health

A AEP – Associação Empresarial de Portugal e 16 empresas nacionais do setor da saúde participam em mais uma edição da feira Arab Health, a mais importante do Médio Oriente e a segunda maior do mundo para o setor, a decorrer no Dubai, entre os dias 29 de janeiro e 1 de fevereiro.

Trata-se da 13.ª participação consecutiva no certame organizada pela AEP,  mas este ano conta com duas novidades: a realização de uma missão empresarial com contactos e reuniões com entidades oficiais dos Emirados Árabes Unidos (EAU) no setor da saúde, organizada em parceria com a AICEP e a Embaixada de Portugal nos EAU; e, logo no primeiro dia da feira, um Business Networking Event dedicado a proporcionar um momento de networking entre as empresas, organizado em parceria com o Portuguese Business Council de Abu Dhabi.

“Desde 2011 que a AEP organiza a participação portuguesa na Arab Health, tendo já apoiado mais de 250 empresas. É um evento à escala mundial e uma excelente oportunidade para abordar vários mercados e as suas potencialidades de negócio. Para este grupo de empresas participar numa feira que conta com um público oriundo da região do Médio Oriente, mas também do Golfo, de África, do Sudoeste Asiático e do Cáucaso será uma oportunidade única. O Dubai tem uma localização estratégica competitiva na região do Golfo e é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo”, recorda Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP.

As empresas fazem um balanço positivo das várias participações na Arab Health. Apontam como mais valias a dimensão dos mercados, as vastas oportunidades que apresentam e a qualidade dos contactos dos visitantes, tendo, na sua grande maioria, desenvolvido já parcerias com os Emirados Árabes Unidos, países da região do Golfo Arábico, África e Ásia.

A Arab Health conta habitualmente com a presença de distribuidores, fabricantes de material médico, gestores e técnicos hospitalares e de laboratórios, médicos e entidades governamentais ligadas ao setor da saúde, tendo contado em 2023 com 3.450 expositores de 77 nacionalidade e mais de 60 mil visitantes, de 183 países.

O setor de saúde nos países do GCC (Conselho de Cooperação do Golfo) e no Médio Oriente está em ascensão, com projeções de atingir um valor estimado de aproximadamente 135 mil milhões de USD até 2027. O crescimento anual previsto é superior a 5%, evidenciando um mercado em expansão contínua.

A região do GCC testemunha uma onda de investimentos massivos no setor da saúde, com projetos que incluem hospitais, clínicas e centros de pesquisa, ultrapassando um total de 60 mil milhões de USD. O mercado global de saúde digital também tem crescido significativamente. As previsões apontam para um crescimento de 15% entre 2023 e 2032, destacando a importância crescente da tecnologia no campo da saúde.

A comitiva nacional na Arab Health 2024 é composta pelas seguintes empresas:
  • A. J. Costa (Produtos hospitalares; conceção e fabrico de material e equipamento para a área hospitalar, clínica e laboratorial de apoio à indústria)
  • Albino Dias de Andrade (Fabricação de outras preparações e de artigos farmacêuticos) 
  • Artur Salgado (Produtos farmacêuticos)
  • Bioceramed (Investigação e desenvolvimento em biotecnologia)  
  • Ceramed – Coatings (Investigação e desenvolvimento em biotecnologia)
  • Esteriplas (Produtos farmacêuticos)
  • Hidrofer (Fabricação de outras preparações e de artigos farmacêuticos)     
  • Hydrumedical (Investigação e desenvolvimento em biotecnologia)
  • Nursingshoes - Comércio e Distribuição de Calçado (Calçado ortopédico e medico-hospitalar)
  • Oasipor – Medical (Produtos farmacêuticos; dispositivos médicos de uso único, para práticas e operações cirúrgicas)     
  • Olitrem – Indústria de Refrigeração (Fabricação de equipamento não doméstico para refrigeração e ventilação; refrigeradores e congeladores profissionais para o setor da saúde)  
  • Orthos XXI (Material ortopédico e próteses e de instrumentos médico-cirúrgicos; fabricante e distribuidor de material ortopédico, próteses e instrumentos médico-cirúrgicos)    
  • PROHS - Equipamento Hospitalar e Serviços Associados (Fabricação de material ortopédico e próteses e de instrumentos médico-cirúrgicos)     
  • Sterifast – Sterilization & Disinfection Systems (Instrumentos médico-cirúrgicos)
  • Ultra Controlo Internacional (Máquinas e equipamentos hospitalares; Sistema de gás medicinal para clínicas e hospitais)
  • Walkmore (Calçado ortopédico e médico-hospitalar)

A participação na Arab Health 2024 é uma ação no âmbito do projeto BOW - Portugal Business On the Way 2023/2024 nº3321, promovido pela AEP para apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida ao Aviso nº 04/SI/2022, Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.

Veja o comunicado de imprensa