Notícias

Em missão a Cuba com sete empresas
Mercado é destino regular da AEP desde 1996

A AEP - Associação Empresarial de Portugal está, de 6 a 9 de junho, a acompanhar um grupo de empresas portuguesas numa missão empresarial a Cuba, organizada em parceria com a Câmara de Comércio Portugal-Cuba.

O objetivo principal desta missão empresarial, que decorre em é potenciar oportunidades de negócio num mercado muito dependente das importações para as sete empresas participantes: Ecosteel (construção e metalomecânica), ST+I (tecnologias de informação), Grande Porto (alimentar), V3 (importação e exportação), Castro e Seixas (importação e exportação), Urbimagem (sistemas de arquitetura e construção) e RBDrinks (louça e copos plástico reutilizáveis).

A primeira missão da AEP a este mercado foi em 1996. Desde então, tem organizado deslocações a Cuba e coordenado a participação nacional na FIHAV - Feira Internacional de Havana. Para o presidente, Luís Miguel Ribeiro, “a retoma e o regresso a um clima de estabilidade social, depois de um período de extrema dificuldade resultado da pandemia, abre caminhos para se fazerem contactos num país que tem uma exposição quase total às importações. Para as empresas que nos acompanham também é importante retomar os contactos feitos em anteriores incursões a este mercado (missões e participações na FIHAV), que apresenta oportunidades nas áreas das renováveis, nos resíduos urbanos e na agroindústria.”

Cuba tem uma população de cerca de 11 milhões de habitantes, goza de uma importante posição estratégica e dispõe de recursos naturais como a cana-de-açúcar, café, tabaco e importantes jazidas de níquel e de cobalto.

Em 2011 iniciou um processo de reformas económicas e estruturais, tendo sido tomadas medidas de cariz liberalizador e descentralizador, que permitiram o surgimento de um setor privado, ainda que incipiente.

Cuba foi o 67º cliente das exportações portuguesas de bens em 2020, ocupando a 60ª posição ao nível das importações. Entre 2016 e 2020 verificou-se uma diminuição média anual das exportações e um crescimento nas importações. A balança comercial de bens foi desfavorável a Portugal, tendo apresentado um défice de 17 milhões de euros.

Na estrutura das exportações destacam-se as máquinas e aparelhos (36,4%), os minerais e minérios (21,5%), os metais comuns (11,1%), os plásticos e borracha (9,2%) e os produtos químicos (6,9%). Os principais grupos de produtos importados foram os alimentares (80,4%), a madeira e cortiça (13,6%) e os agrícolas (3,2%).

A missão empresarial a Cuba é uma iniciativa do projeto BOW - Business On the Way, promovido pela AEP para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Veja o comunicado de imprensa