Notícias

De volta ao Azerbaijão em missão empresarial
Pela quarta vez, a AEP acompanha empresas a um mercado com grande potencial de negócio

Entre 16 e 20 de outubro, a AEP - Associação Empresarial de Portugal realiza mais uma missão empresarial a Baku, capital do Azerbaijão, um país com potencial de crescimento e sem restrições ao investimento estrangeiro.

Desta missão empresarial à capital azeri fazem parte as seguintes empresas nacionais:
A crescente “europeização” da sociedade azeri é uma das principais oportunidades para Portugal. Existe uma correspondência pronunciada entre o perfil da oferta nacional, traduzida na carteira dos bens e serviços exportáveis em que Portugal é competitivo, e as principais necessidades do Azerbaijão, expressas no perfil das suas atuais importações e nas prioridades da sua economia para os próximos anos.

“A missão ao Azerbaijão – a quarta organizada pela AEP no mercado azeri - justifica-se não só pela sua importante localização geográfica (é um corredor entre a Europa e a Ásia), mas também por ser um país com necessidades de industrialização e de desenvolvimento ao nível das infraestruturas (com projetos de grande dimensão abertos aos estrangeiros), ter um regime fiscal favorável às empresas e uma baixa carga burocrática e de dispor de diversos incentivos ao investimento estrangeiro e às empresas”, explica Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP.

“O principal desafio dos empresários portugueses consiste em encontrar os parceiros locais certos e a AEP tem experiência e know-how para apoiá-los nesta tarefa. Foi precisamente este o objetivo das primeiras ações no Azerbaijão (2016, 2018 e 2022): possibilitar às empresas contactos com o tecido empresarial, através de reuniões, previamente agendadas, com empresas compradoras/importadoras e outras entidades, de acordo com o perfil de cada participante”, esclarece.

O Azerbaijão ocupa a 28.ª posição (à frente de alguns países da UE) do ranking "Doing Business 2020" (retificado), dentro do Top 10 das melhorias do ano.

Em 2022, registou um crescimento real do PIB de 4,6%, tendo o setor não energético crescido 9,1% e as importações 24,2%.

Ao longo do período 2016-2020 verificou-se um crescimento médio anual das exportações portuguesas para o Azerbaijão de 14,6%, destacando-se as máquinas e os aparelhos, os matérias têxteis, a madeira e a cortiça, os produtos agrícolas e os plásticos e borracha.

Alimentado por um forte setor primário, o país investe, agora, na criação e modernização de infraestruturas, potenciando o desenvolvimento de outros setores da economia, e em especial o da construção civil.

Num contexto em que a Europa procura diminuir a sua dependência energética face à Rússia, procurando alternativas de fornecimento e distribuição - o Azerbaijão (por força dos seus vastos recursos de petróleo e gás natural e posicionamento geoestratégico) surge como alternativa privilegiada.

A missão empresarial ao Azerbaijão faz parte do projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, BOW - Portugal Business On the Way, desenvolvido no âmbito do PORTUGAL 2030 e COMPETE 2030 Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030.

Veja o comunicado de imprensa