Notícias

No Dubai com 14 empresas da fileira médico-hospitalar
Pela 11ª vez consecutiva, AEP organiza participação portuguesa na Arab Health

A AEP – Associação Empresarial de Portugal está no Dubai, com 14 empresas nacionais da fileira médico-hospitalar, a participar na feira ARAB HEALTH 2022, que decorre de 24 a 27 de janeiro. 

A. J. COSTA (Produtos hospitalares), CERAMED - COATINGS (Investigação e desenvolvimento em biotecnologia), HIDROFER (Preparações e artigos farmacêuticos), IMO – INDÚSTRIAS METALÚRGICAS (Mobiliário para escritório e comércio), MUROPLÁS - INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS (Artigos de plástico), OASIPORMEDICALWEAR (Produtos farmacêuticos), OLITREM - INDÚSTRIA DE REFRIGERAÇÃO (Equipamento não doméstico para refrigeração e ventilação), ORTHOS XXI (Material ortopédico, próteses e instrumentos médico-cirúrgicos), PANTEST SA (Testes rápidos), PLUX Wireless Biosignals (Componentes eletrónicos), STERIFAST – Sterilization & Disinfection Systems (Instrumentos médico-cirúrgicos), STERIPACK (Artigos farmacêuticos), ULTRA CONTROLO INTERNATIONAL (Máquinas e equipamentos hospitalares) e WALKEMORE (Calçado ortopédico) são as empresas que integram a participação portuguesa naquela que é a mais importante feira do Médio Oriente e a segunda maior do mundo para o setor da saúde. Uma presença que a AEP organiza há 11 edições consecutivas, no âmbito do seu projeto BOW – Business On the Way, sempre com o objetivo de apoiar as empresas no processo de diversificação de mercados.

O balanço que as empresas fazem das participações em edições anteriores é muito positivo. Como fatores distintivos, apontam a dimensão dos mercados, as vastas oportunidades que apresentam e a qualidade dos contactos, especialmente no que respeita aos trade visitors, importadores e distribuidores. Em relação às parcerias desenvolvidas, as empresas indicam que a maioria foram com os Emirados Árabes Unidos, países da região do Golfo Arábico, África e Ásia.

Em 2021, a feira contou com mais de 50 mil visitantes de 62 países e 1768 expositores., desde importadores, distribuidores, fabricantes de material médico, gestores e técnicos hospitalares e de laboratórios, médicos e entidades governamentais ligadas ao setor da Saúde, o que faz deste certame um evento à escala mundial e uma excelente oportunidade de abordagem a vários mercados e às potencialidades de negócio que apresentam.

O setor da Saúde no Médio Oriente é altamente atrativo. Durante a próxima década apresenta perspetivas de crescimento de 12% ao ano, estando ainda previstos 500 mil vistos de turismo médico.
A região tem projetados mais de 700 investimentos (hospitais, clínicas e centros de investigação), num valor que ascende aos 60 mil milhões de USD. Prevê-se que em 2021 o mercado de tecnologia médica atinja os 11 mil milhões de USD.

O Dubai tem uma localização estratégica altamente competitiva na região do Golfo, com fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África, constituindo o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo. Reexporta cerca de 50% das suas importações para estas regiões, nomeadamente para a Arábia Saudita, Irão, Qatar, Bahrein, Kuwait, países com importantes projetos em curso.

A participação na Arab Health 2022 faz parte do projeto BOW - Business On the Way, promovido pela AEP para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Veja o comunicado de imprensa