Envolvente Empresarial - Newsletter

Newsletter Envolvente Empresarial - novembro 2023

Newsletter Envolvente Empresarial - novembro 2023

A Envolvente Empresarial de novembro evidencia sinais de preocupação na economia nacional, com o crescimento económico para 2023 e 2024 a ser revisto em baixa por diferentes instituições nacionais e internacionais, ao mesmo tempo que o comércio internacional de bens continua a deteriorar-se.

A Comissão Europeia reviu em baixa o crescimento do PIB real português para 2,2% em 2023, sendo que o principal contributo para este crescimento provém das exportações liquidas de importações (1,3%), contrariando as previsões avançadas em outubro que referiam um maior contributo da procura interna (1,4%).

Também o Banco de Portugal, no Boletim Económico de dezembro, reviu em baixa o crescimento da economia para 2023 e 2024. O investimento foi a componente que sofreu a maior revisão para 2024, de 5,0% nas projeções de outubro para 2,4%, nas previsões mais recentes, sendo que o Banco de Portugal, justifica que o aperto financeiro acima do que era esperado em outubro afetará negativamente o investimento privado. Adicionalmente, o investimento público, que se encontra muito dependente dos fundos europeus, deve crescer a baixo do era projetado no anterior Boletim.

Nos primeiros dez meses de 2023, o comércio internacional de bens registou um decréscimo homólogo nas exportações de 1,0% e um decréscimo nas importações de 3,6%. Relativamente, ao mês de outubro o comércio internacional de bens sofreu uma queda nas importações (-2,0%) e nas exportações (-3,1%) em termos homólogos.

No que se refere, ao comércio internacional de serviços, de janeiro a outubro, as exportações e importações registaram um crescimento de 12,2% e 7,3%, sendo que as exportações de viagens e turismo continuaram a contribuir com uma dinâmica muito positiva para a economia portuguesa (19,8%), tendo todas as rubricas de serviços contribuído para o crescimento desta rúbrica quando comparada com o período homologo do ano anterior.

Em novembro, a inflação tomou o valor de 1,5% acentuando a trajetória descendente em Portugal e na Área Euro.

A Envolvente Empresarial - Síntese de Conjuntura é uma publicação mensal com os principais dados e indicadores relativos à atividade económica, desenvolvida conjuntamente pela AEP, AIP e CIP. Inclui duas separatas de indicadores, uma para Portugal e outra para a Área Euro.
 
Download dos artigos Separata de indicadores PT Separata de indicadores Área Euro