Envolvente Empresarial - Newsletter

Newsletter Envolvente Empresarial - novembro 2022

Newsletter Envolvente Empresarial - novembro 2022

A Envolvente Empresarial - Síntese de Conjuntura de novembro permite destacar o abrandamento de vários indicadores de atividade.

Entretanto, o Banco de Portugal (BdP) atualizou as suas previsões económicas, apontando para uma redução do crescimento real do PIB para 1,5% em 2023 (revisto em baixa face a 2,6% na previsões de junho), após 6,8% em 2022 (ligeiramente acima dos 6,7% previstos em outubro) e que se espera seja um dos valores mais altos da UE, refletindo um efeito de recuperação após um desempenho relativamente inferior nos anos da pandemia, a que se juntam dois efeitos laterais relativamente benéficos devido à guerra, ao nível da atração de turistas (Portugal como destino seguro) e uma menor dependência da energia russa.

A previsão de 1,5% de crescimento do PIB em 2023 é até um pouco mais otimista do que a do Governo (1,3%, projeção datada de outubro e em que assentou o Orçamento de Estado), afastando-se claramente dos valores significativamente inferiores da OCDE (1,0%) e da Comissão Europeia (0,7%), ambos divulgados em novembro. O maior otimismo do BdP para 2023 deve-se a uma projeção relativamente mais alta da evolução das exportações (4,3%, que compara com valores de 3,5% da OCDE e 2,3% da Comissão) – assentando no pressuposto de ganhos significativos de quota no exterior, numa altura em que a guerra penaliza a procura externa – e menor das importações (3,0%, que compara com 3,4% nas projeções tanto da OCDE como da Comissão).

A projeção de crescimento do investimento (FBCF) do BdP, de 2,9%, traduz uma melhoria face a 2021 (1,3%), mas sugere pouca confiança numa execução em pleno do PRR, situando-se entre os valores de 2,6% da OCDE e de 3,5% da Comissão Europeia, que mostra o maior otimismo quanto a esta componente do PIB.
No que se refere ao consumo privado, as diferenças são pouco assinaláveis, sendo neste caso o BdP a entidade com a menor projeção para 2023 (0,2%, face a 0,3% e 0,5% nos números da OCDE e Comissão, respetivamente).

A Envolvente Empresarial - Síntese de Conjuntura é uma publicação mensal com os principais dados e indicadores relativos à atividade económica, desenvolvida conjuntamente pela AEP, AIP e CIP. Inclui duas separatas de indicadores, uma para Portugal e outra para a Área Euro.
 
Download dos artigos Separata de indicadores PT Separata de indicadores Área Euro