Notícias

Na origem da maior exportação de vinhos para o Brasil
Missão inversa recebida pela AEP resultou na exportação de 234 mil garrafas

A AEP - Associação Empresarial de Portugal está, mais uma vez na origem a maior exportação registada, de uma só vez, de vinhos nacionais para o mercado brasileiro.

No âmbito do seu projeto de internacionalização, "Business On the Way", a AEP recebeu a visita de uma missão inversa brasileira, constituída por empresas importadoras e distribuidoras de vinhos, entre as quais a cadeia de distribuição Pão de Açúcar, e escanções brasileiros, que resultou na exportação de 234 mil garrafas de vinho – de todas as regiões de Portugal - num negócio avaliado em cerca de 580 mil euros.

Pelo impacto imediato que tem nas vendas dos produtores nacionais e pela motivação que cria em todos os agentes económicos, este ano a ação não contou só com os vinhos verdes, sendo alargada a todas as regiões vitivinícolas de Portugal. O programa da missão, que proporcionou a prova de vinhos a diversos especialistas brasileiros, que comentaram, negociaram e encomendaram, vem provar o crescente interesse no setor vitivinícola português.

Para o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “apesar da carga fiscal elevada, que penaliza os nossos vinhos face ao Chile ou à Argentina, há cada vez mais consumidores brasileiros a procurarem os vinhos portugueses. Esta é uma ação que tem merecido o esforço e o empenho da AEP e que é um bom exemplo do que pode ser feito pelas associações para apoiar as empresas a exportarem para novos mercados”.

A primeira ação de promoção, em 2016, proporcionou - através de uma parceria entre a AEP e o Pão de Açúcar - que a cadeia brasileira de distribuição importasse mais de 100 mil garrafas de vinho verde, de sete regiões vitivinícolas e 19 produtores, um negócio avaliado em cerca de 300 mil euros. 

O ano passado, a ação repetiu-se, resultando na exportação de 200 mil garrafas de vinho verde, de 13 produtores nacionais, num valor superior a 450 mil euros.