Notícias

Muito para explorar na região do Cáucaso
AEP leva seis empresas numa viagem virtual de negócios

Três mercados da região do Cáucaso, que no conjunto totalizam 17 milhões de consumidores e que nas últimas duas décadas viram o seu PIB sextuplicar, são os alvos da missão empresarial virtual que a AEP promove à região, entre 8 e 19 de fevereiro.

Geórgia, Arménia e Azerbaijão são os mercados abrangidos nesta ação inserida no programa BOW – Business On the Way, onde foram identificadas oportunidades para os setores da alimentação e bebidas, equipamentos agroindustriais, equipamentos e rolhas para a indústria vinícola, energias renováveis, infraestruturas, farmácia e cosméticos.

Da missão fazem parte seis empresas portuguesas - Certos Hábitos Torrefação de Cafés (chá e café), ARCH (artigos cerâmicos sanitários), PORTUGALIACORK (rolhas de cortiça), CATARI Indústria (estruturas de construções metálicas), DUOPIPE SYSTEMS (artigos de plástico para construção) e IMPERIAL (chocolates) – que vão poder realizar 6 reuniões no total dos três mercados.

As missões empresariais virtuais da AEP pretendem, através da identificação de potenciais parceiros e o agendamento de reuniões, contrariar a estagnação da economia nacional, criando oportunidades de exportação de bens e serviços para as PME portuguesas. 

Para a AEP a região do Cáucaso não é desconhecida. Em 2016 e 2018, acompanhou um grupo de empresas portuguesas ao Azerbaijão e em 2018 à Geórgia e à Arménia.

A Geórgia tem uma sólida estrutura macroeconómica e um ambiente de negócios atraente. Nos últimos anos, promoveu reformas que permitiram aumentar o padrão de vida dos cidadãos. O acordo da Área Profunda e Compreensiva de Livre Comércio com a UE, que entrou em vigor a 1 de julho de 2016, deverá aumentar a integração comercial.

Através da União Económica Euro-Asiática, a Arménia tornou-se uma importante plataforma para mercados como Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão, com mais de 190 milhões de habitantes.

O Azerbaijão constitui o 3.º país mais competitivo do espaço pós-soviético, apenas superado pela Rússia e pelo Cazaquistão. Tem uma localização geográfica importante, servindo de corredor entre a Europa e a Ásia. Com um regime fiscal favorável às empresas e uma baixa carga burocrática, o Azerbaijão está a desenvolver projetos de grande dimensão abertos ao estrangeiro.


BOW - Business on the Way

Em 2020, o BOW promoveu 13 ações de internacionalização (3 feiras internacionais, 3 missões empresariais, 5 missões virtuais e 2 feiras virtuais) em 22 mercados, tendo envolvido 70 empresas. 

Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.

O projeto BOW - Business on the Way é desenvolvido pela área internacional da AEP, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.