Notícias

Mercados asiáticos analisados em pormenor
AEP lança estudos de mercado para PME em expansão para a Ásia

A 27 de outubro, a AEP lança três estudos de mercado que fazem um enquadramento das principais oportunidades e constrangimentos dos mercados japonês, sul coreano e chinês, destinados a PME em expansão para a Ásia. 

Os trabalhos, efetuados no âmbito do projeto Next Chalenge Asia, serão apresentados em duas sessões públicas, a realizar a 27 e 28 de outubro, na AEP e na NERLEI, respetivamente. Contam com a participação de oradores internacionais com experiência em operações nos mercados em análise: Helio Ciffoni, fundador e diretor da Sapiens Global – Japão, Jay Seungkyu, Business Consultant & Agent - Coreia do Sul e Annabel Rong, fundadora e diretora da Algory Investment Ltd - China.

Os Estudos de Mercado destinam-se a PME portuguesas das fileiras Agroalimentar, Casa, Materiais de Construção e Infraestruturas (Água e Energia), que pretendam iniciar ou aumentar a sua expansão para os mercados asiáticos em destaque. Incluem um retrato do contexto internacional e da cadeia de valor dos setores, uma análise estratégica de cada um dos mercados asiáticos de acordo com a fileira a que respeitam, uma análise da concorrência com identificação dos principais players e ainda uma definição de modos de entrada e opções estratégicas a tomar no processo de exportação para o Japão, Coreia do Sul e China. Vão estar disponíveis para download gratuito no site do projeto, em aepnextchallengeasia.com

Esta atividade é a primeira de diversas ações que constituem o projeto, nas quais se incluem também a disponibilização de ferramentas de Business Intelligence, que permitirão aos empresários tomar decisões informadas, avaliar a maturidade das PME para a sua internacionalização e apoiar a criação de uma estratégia individual de abordagem aos mercados e a realização de diversos workshops subordinados a temas relevantes no contexto da internacionalização, tendo em conta as fileiras que o projeto abrange.

Paralelamente, o projeto pretende também promover o potencial dos produtos portugueses e, para tal, serão realizados quatro Portugal Premium Events, em Portugal, Tóquio, Seul e Pequim. Os mercados asiáticos serão ainda alvo de uma Campanha de Comunicação Internacional com o objetivo de elevar o posicionamento das PME portuguesas no mercado global, potenciando a marca Portugal junto dos compradores internacionais.

Promovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal e cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, o projeto Next Challenge Asia desenrola-se até meados de 2023.