Notícias
Mercados. África também tem bons negócios
Os novos acordos comerciais em análise
2026.02.09
Os conflitos armados e geopolíticos ou as tarifas impostas pelos Estados Unidos estão a levar a Europa a firmar alianças comerciais com parceiros de outros continentes, com destaque para os acordos já estabelecidos com a Índia e o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).
Em Portugal, a maioria dos empresários vê abrirem-se portas para "autoestradas de negócios", mas há setores, como o têxtil e algumas áreas do agroalimentar, que não estão assim tão satisfeitos com estes acordos.
Perante o atual cenário, o semanário Expresso tomou o pulso aos vários setores de atividade e também ouviu responsáveis associativos, como o presidente do CA da AEP, que tantas vezes insiste na necessidade de se diversificar mercados. "Faz sentido termos um olhar próprio para lá do contexto europeu", considera Luís Miguel Ribeiro, sugerindo que, além da Índia e da América do Sul, se olhe também para as oportunidades de negócio em África, "onde a China está cada vez mais presente, os EUA têm manifestado interesse e Portugal tem laços criados".
Ler mais
In Portugal Empresarial n.º 1211
2026.02.09
2026.02.09