Notícias

Mais um retrato na galeria dos Presidentes
A homenagem ao 30º presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida

Cumprindo a tradição, desde o passado dia 29 de outubro há mais um retrato exposto na sede da AEP, na Avenida da Boavista, no Porto. 

Paulo Nunes de Almeida, 30º presidente da AEP, foi o homenageado, com um retrato da autoria do pintor António Macedo, no mesmo dia em que foi distinguido, a título póstumo, como sócio honorário.

A cerimónia de descerramento do quadro, condicionada pela conjuntura, contou com os responsáveis dos órgãos sociais da Associação e os representantes da família.


30º presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida esteve ao leme da Associação desde 2014, até ao seu falecimento, em julho de 2019. Antes, havia sido vice-presidente, no mandato de José António Barros, depois de ter iniciado a sua participação nos órgãos sociais em maio de 2005, como vogal do Conselho Geral presidido por Ludgero Marques. 

Natural do Porto, onde nasceu em 1959, Paulo Nunes de Almeida iniciou a sua vida profissional no Banco Português do Atlântico. Criou a sua primeira empresa, na área de serviços financeiros, no final de 1984, desenvolvendo posteriormente uma atividade empresarial em vários setores, predominantemente no setor têxtil e da moda. 
Destacou-se com líder associativo, tendo sido fundador, vice-presidente e presidente da Mesa da Assembleia Geral da ANJE. Antes da sua participação nos órgão sociais da AEP, desempenhou cargos diretivos na Associação Comercial do Porto e na ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, de que foi presidente. 

Para além da atividade como empresário e da atividade associativa empresarial, desempenhou funções em várias instituições na área da cultura, solidariedade social, defesa do consumidor e desporto. 

Entre várias distinções que lhe foram atribuídas ao longo da vida pelo seu contributo em prol das áreas onde interveio, destaca-se a Grã-cruz da Ordem de Mérito Empresarial – Classe do Mérito Industrial concedida em 14 de maio de 2019.