Notícias

Exportações. Há confiança num aumento claro
A ambição mantém-se, as empresas têm capacidade para isso

2026.07.09

Apesar de as exportações nacionais estarem em quebra, é possível fazer com que as vendas nacionais além-fronteiras atinjam 60% do PIB, talvez não em 2030 como se propunha, mas num futuro próximo, porque as empresas têm capacidade para isso.

Esta foi uma das principais conclusões retiradas da conferência de encerramento da 3.ª edição do Portugal Export +60’30, que decorreu ontem na Exponor.

No dia de balanço do projeto da AEP e do novobanco – com o Alto Patrocínio da Presidência da República e com parceria da APDL, da Coface e do Expresso – o Presidente da República, António José Seguro, lembrou que para Portugal melhorar as exportações são precisos “empresas, empresários e empreendedores que queiram correr o risco nos mais diversos mercados”.

Por seu lado, o presidente do CA da AEP, Luís Miguel Ribeiro, realçou ser necessário ter a ambição de continuar a fazer a crescer as exportações e de aumentar a escala das nossas empresas, enquanto a economista chefe da AEP, Lurdes Fonseca, salientou – na apresentação de um estudo e das conclusões do projeto (que podem ser lidas no link abaixo) elaborado em conjunto com o homólogo do novobanco, Carlos Andrade – ser indispensável termos “mais empresas a exportar com mais valor”.

Uma coisa ficou clara no final do dia: todos os intervenientes na conferência acreditam ser possível melhorar as nossas exportações, algo fundamental para que a economia nacional cresça com solidez.


Ler mais
In Portugal Empresarial n.º 1311
2026.07.09