Outras publicações

Estudo de mercado "O consumo online - tecnologias e tendências" Estudo de mercado "O consumo online - tecnologias e tendências"

Estudo de mercado "O consumo online - tecnologias e tendências"

A utilização crescente das tecnologias de informação nos modelos de negócio caracteriza uma nova era digital para as PME, provocando uma total disrupção na construção das suas estratégias de desenvolvimento, em particular nos processos de internacionalização. Esta evolução tem conduzido ao desenvolvimento de um ecossistema digital extremamente complexo e dinâmico, com o aparecimento exponencial de novos players no mercado que impõe novos modelos de negócio, bastante diferentes dos tradicionais, constituindo um enorme desafio às PME no mercado aberto e global. A transformação digital está a acabar com anteriores vantagens competitivas consubstanciadas numa presença física, substituindo-as por vantagens digitais, que permitem exponenciar as exportações.

Contudo, o alcance do mercado gigantesco de consumidores, por via da economia digital, em particular do e-commerce e da presença das empresas em plataformas eletrónicas de compra e venda de produtos, como os emergentes e importantes marketplaces, ainda está longe de ser atingido pelas PME portuguesas com um grau considerável de eficiência.

Efetivamente, a abordagem isolada adotada por estas - desenvolvimento de um website online e tímida tentativa de replicar o ambiente físico de loja em ambiente digital – é reflexo do estado embrionário do grau de conhecimento e ação destas empresas através de todos os meios providenciados pela Economia Digital e plataformas de E-Commerce.

É justamente para colmatar esta limitação que a Associação Empresarial de Portugal – Câmara de Comércio e Indústria desenvolve o projeto Portugal Digital Export, com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas, cujo objetivo primordial se traduz no apoio à internacionalização das empresas portuguesas via canal digital, impulsionando ações comerciais internacionais e estimulando a produção de produtos, serviços e soluções competitivas e a utilização de ferramentas digitais que permitam o acesso a novos mercados e oportunidades de crescimento, assegurando, desta forma, a adoção de uma estratégia integrada e holística de venda e presença perante os cada vez mais exigentes consumidores.
Download dos artigos