Notícias

Empresas. Grupos de IVA podem melhorar liquidez
Medida permitirá uma gestão mais eficiente da tesouraria

2026.06.12

Um novo regime opcional de grupos de IVA vai entrar em vigor a partir de 1 de julho e as empresas que cumpram determinados requisitos podem avançar para esta solução que lhes permite consolidar os saldos de impostos ao nível dos grupos empresariais.

Esta medida permitirá “reduzir fluxos financeiros desnecessários com a Administração Tributária e otimizar o recurso a créditos de imposto, o que se traduz numa gestão mais eficiente da tesouraria”, considera o presidente do CA da AEP.

Em declarações ao jornal “Vida Económica”, Luís Miguel Ribeiro, diz ainda que o regime “poderá ter um impacto positivo na competitividade das empresas portuguesas, em especial dos grupos empresariais com várias sociedades”.

Ler mais
In Portugal Empresarial n.º 1293
2026.06.12