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Em missão empresarial à Croácia e à Sérvia
Reforçar a presença portuguesa na península dos Balcãs é o objetivo
Entre 5 e 11 de outubro, a AEP – Associação Empresarial de Portugal realiza uma missão empresarial multissetorial à Croácia e à Sérvia.
Integrada no Portugal Business On the Way, uma iniciativa que apoia a internacionalização das empresas portuguesas e explora oportunidades de negócio em mercados com potencial de crescimento, “esta missão promove o contacto direto com operadores económicos e instituições locais, apoiando na identificação de parceiros estratégicos para cooperação comercial e industrial”, nas palavras do presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, que explica que “a Croácia e a Sérvia são duas economias com dinâmicas de crescimento acelerado, situadas em corredores logísticos que ligam a Europa ao Médio Oriente e à Ásia. Com uma localização privilegiada, estabilidade macroeconómica, aumento do consumo e a abertura à cooperação externa, são mercados que representam plataformas estratégicas para a expansão das empresas portuguesas no contexto regional dos Balcãs Ocidentais, funcionando como ponto de ligação a mercados vizinhos e a blocos económicos como a União Económica Euroasiática (UEE)”.
São quatro as empresas que integram esta missão à Croácia e à Sérvia:
Recorde-se que, em 2020, em plena pandemia Covid19, a AEP promoveu uma missão empresarial virtual aos Balcãs - Croácia, Sérvia e Montenegro -, reforçando o compromisso com uma política de internacionalização sustentada e com foco na afirmação das empresas portuguesas em geografias estratégicas.
A Croácia é um mercado dinâmico no sudeste europeu. Membro da UE desde 2013 e parte da zona Euro desde 2023, teve o segundo maior crescimento do PIB da UE em 2024 (+4,1%). A classe média está a crescer e a procura por produtos premium está a aumentar. Apresenta potencial nos setores do turismo, TIC, agroalimentar e materiais de construção.
A Sérvia, uma ponte entre a Europa e a UEE, tem uma economia estável, com forte dinâmica exportadora mesmo num contexto global adverso. O Acordo de Comércio Livre com a UEE (mercado com mais de 190 milhões de consumidores) e a integração regional com os Balcãs ocidentais (região com mais de 18 milhões de habitantes) faz deste um grande mercado, com um interesse crescente nas áreas da tecnologia agrícola, energias renováveis, indústria e transformação alimentar.
A missão empresarial multissetorial ao Gana 2025 é uma ação do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Em 2024, o projeto BOW promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos, desde os Emirados Árabes Unidos ao Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e EUA, ou em missões empresariais em mercados não tradicionais e mais desconhecidos, como Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Letónia e Estónia ou Austrália e Nova Zelândia.
Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.
Veja o comunicado de imprensa
Integrada no Portugal Business On the Way, uma iniciativa que apoia a internacionalização das empresas portuguesas e explora oportunidades de negócio em mercados com potencial de crescimento, “esta missão promove o contacto direto com operadores económicos e instituições locais, apoiando na identificação de parceiros estratégicos para cooperação comercial e industrial”, nas palavras do presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, que explica que “a Croácia e a Sérvia são duas economias com dinâmicas de crescimento acelerado, situadas em corredores logísticos que ligam a Europa ao Médio Oriente e à Ásia. Com uma localização privilegiada, estabilidade macroeconómica, aumento do consumo e a abertura à cooperação externa, são mercados que representam plataformas estratégicas para a expansão das empresas portuguesas no contexto regional dos Balcãs Ocidentais, funcionando como ponto de ligação a mercados vizinhos e a blocos económicos como a União Económica Euroasiática (UEE)”.
São quatro as empresas que integram esta missão à Croácia e à Sérvia:
- Binómio – Produtos Alimentares (Comércio por grosso de chocolate e produtos de confeitaria)
- Magnolinspiração (Fabricação de perfumes, cosméticos e produtos de higiene)
- Ovargado (Fabricação de alimentos para animais de estimação)
- Sociedade Agrícola Boas Quintas (Produção de vinhos comuns e licorosos)
Recorde-se que, em 2020, em plena pandemia Covid19, a AEP promoveu uma missão empresarial virtual aos Balcãs - Croácia, Sérvia e Montenegro -, reforçando o compromisso com uma política de internacionalização sustentada e com foco na afirmação das empresas portuguesas em geografias estratégicas.
A Croácia é um mercado dinâmico no sudeste europeu. Membro da UE desde 2013 e parte da zona Euro desde 2023, teve o segundo maior crescimento do PIB da UE em 2024 (+4,1%). A classe média está a crescer e a procura por produtos premium está a aumentar. Apresenta potencial nos setores do turismo, TIC, agroalimentar e materiais de construção.
A Sérvia, uma ponte entre a Europa e a UEE, tem uma economia estável, com forte dinâmica exportadora mesmo num contexto global adverso. O Acordo de Comércio Livre com a UEE (mercado com mais de 190 milhões de consumidores) e a integração regional com os Balcãs ocidentais (região com mais de 18 milhões de habitantes) faz deste um grande mercado, com um interesse crescente nas áreas da tecnologia agrícola, energias renováveis, indústria e transformação alimentar.
A missão empresarial multissetorial ao Gana 2025 é uma ação do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Em 2024, o projeto BOW promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos, desde os Emirados Árabes Unidos ao Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e EUA, ou em missões empresariais em mercados não tradicionais e mais desconhecidos, como Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Letónia e Estónia ou Austrália e Nova Zelândia.
Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.
Veja o comunicado de imprensa