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De volta ao Dubai para promover o setor alimentar
22 empresas nacionais procuram negócios na Gulfood
A AEP – Associação Empresarial de Portugal e 22 empresas nacionais do setor alimentar estão no Dubai a participar na feira Gulfood, a decorrer entre 20 e 24 de fevereiro.
É a 14.ª participação consecutiva organizada pela AEP, através do projeto BOW – Portugal Business On the Way, neste que é um evento à escala mundial e uma excelente oportunidade para abordar vários mercados e as suas potencialidades de negócio. Conta com as seguintes empresas:
Na região do Golfo Arábico, em média, 55% das importações de produtos alimentares destinam-se ao retalho, sendo que o canal Horeca absorve cerca de 25%. É também nesta região que se verifica a maior taxa de crescimento de consumo alimentar per capita do mundo, oferecendo oportunidades extraordinárias às empresas do setor.
Como refere o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “para além da importância da Gulfood, não podemos esquecer que o Dubai tem um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 70% dos produtos importados para os restantes países do Golfo. Para além da localização estratégica e competitiva do Dubai, ainda tem fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África e é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo”.
O valor do setor alimentar nos Emirados Árabes Unidos ultrapassa os 7 mil milhões de dólares anuais e nos mercados do GCC ultrapassa os 60 mil milhões de dólares, aparecendo a Arábia Saudita como um dos principais importadores. Os países do GCC importam atualmente 90% das suas necessidades alimentares e estima-se que os serviços de Foodservice atinjam valores elevados nos próximos anos.
Os países do GCC e do Norte de África representam um mercado superior a 570 milhões de consumidores, com elevadas taxas de importação de produtos agroalimentares, como é o caso da Turquia, da Arábia Saudita, dos EAU e do Egipto (entre 13% e 15% ano). A região MENA é a maior importadora líquida de produtos alimentares a nível mundial, e por isso apresenta inúmeras oportunidades para as empresas nacionais.
No âmbito da participação nacional na Gulfood, as 22 empresas portuguesas vão receber a visita institucional da Embaixada de Portugal nos EAU e da representação da AICEP.
Esta participação na Gulfood 2023 faz parte do projeto BOW - Portugal Business On the Way, promovido pela AEP para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.
Veja o comunicado de imprensa
É a 14.ª participação consecutiva organizada pela AEP, através do projeto BOW – Portugal Business On the Way, neste que é um evento à escala mundial e uma excelente oportunidade para abordar vários mercados e as suas potencialidades de negócio. Conta com as seguintes empresas:
- AMG FOODS, Lda (Comércio por grosso de outros produtos alimentares)
- ANO 2000, Lda (Produtos alimentares)
- AZCOA - AZEITES DO COA, Lda (Azeite, óleos e gorduras alimentares)
- BICAFÉ - TORREFAÇÃO E COMÉRCIO DE CAFÉ, LDA (Cafés)
- CEREALIS PRODUTOS ALIMENTARES, SA (Fabricação de massas alimentícias, cuscuz e similares)
- CHOCONASA COMÉRCIO DE REPRESENTAÇOES LDA (Produtos alimentares)
- CISTER INDÚSTRIA DE PRODUTOS ALIMENTARES, LDA (Fabricação de sumos de frutos e de produtos hortícolas)
- DACSA ATLANTIC SA (Descasque, branqueamento e outros tratamentos do arroz)
- EMBRACEMOTION, LDA (Gelados Picolés artesanais)
- FÁBRICA DE CONSERVAS - A POVEIRA, SA (Conservas)
- GLOBALTRIBE, LDA (Produtos alimentares e bebidas)
- JMV - JOSÉ MARIA VIEIRA, SA (Indústria do café e do chá)
- MENDES GONÇALVES, SA (Fabricação de condimentos e temperos)
- NASCENTE DIVINA - ÁGUAS DO ALARDO, LDA (Águas minerais naturais e de nascente)
- NOVARROZ - PRODUTOS ALIMENTARES SA (Produção de arroz)
- OUTEIRINHO TUR. E INDÚSTRIA SA (Águas minerais naturais e de nascente)
- PLANETA REGIONAL - COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTARES LDA (Comércio por grosso de outros produtos alimentares: queijos)
- QUINTA DE JUGAIS - COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTARES LDA (Produtos alimentares)
- RIALTO INDÚSTRIA ALIMENTAR, LDA (Fabricação bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação)
- SABORES DAS QUINAS, LDA (Produtos alimentares)
- VALENTE MARQUES, SA (Indústria de arroz)
- VIEIRA DE CASTRO - PRODUTOS ALIMENTARES SA (Fabricação de bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação)
Na região do Golfo Arábico, em média, 55% das importações de produtos alimentares destinam-se ao retalho, sendo que o canal Horeca absorve cerca de 25%. É também nesta região que se verifica a maior taxa de crescimento de consumo alimentar per capita do mundo, oferecendo oportunidades extraordinárias às empresas do setor.
Como refere o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “para além da importância da Gulfood, não podemos esquecer que o Dubai tem um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 70% dos produtos importados para os restantes países do Golfo. Para além da localização estratégica e competitiva do Dubai, ainda tem fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África e é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo”.
O valor do setor alimentar nos Emirados Árabes Unidos ultrapassa os 7 mil milhões de dólares anuais e nos mercados do GCC ultrapassa os 60 mil milhões de dólares, aparecendo a Arábia Saudita como um dos principais importadores. Os países do GCC importam atualmente 90% das suas necessidades alimentares e estima-se que os serviços de Foodservice atinjam valores elevados nos próximos anos.
Os países do GCC e do Norte de África representam um mercado superior a 570 milhões de consumidores, com elevadas taxas de importação de produtos agroalimentares, como é o caso da Turquia, da Arábia Saudita, dos EAU e do Egipto (entre 13% e 15% ano). A região MENA é a maior importadora líquida de produtos alimentares a nível mundial, e por isso apresenta inúmeras oportunidades para as empresas nacionais.
No âmbito da participação nacional na Gulfood, as 22 empresas portuguesas vão receber a visita institucional da Embaixada de Portugal nos EAU e da representação da AICEP.
Esta participação na Gulfood 2023 faz parte do projeto BOW - Portugal Business On the Way, promovido pela AEP para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.
Veja o comunicado de imprensa