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De volta ao Dubai para promover o setor alimentar
22 empresas nacionais procuram negócios na Gulfood

A AEP – Associação Empresarial de Portugal e 22 empresas nacionais do setor alimentar estão no Dubai a participar na feira Gulfood, a decorrer entre 20 e 24 de fevereiro.

É a 14.ª participação consecutiva organizada pela AEP, através do projeto BOW – Portugal Business On the Way, neste que é um evento à escala mundial e uma excelente oportunidade para abordar vários mercados e as suas potencialidades de negócio. Conta com as seguintes empresas: 
 
Na região do Golfo Arábico, em média, 55% das importações de produtos alimentares destinam-se ao retalho, sendo que o canal Horeca absorve cerca de 25%. É também nesta região que se verifica a maior taxa de crescimento de consumo alimentar per capita do mundo, oferecendo oportunidades extraordinárias às empresas do setor. 

Como refere o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “para além da importância da Gulfood, não podemos esquecer que o Dubai tem um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 70% dos produtos importados para os restantes países do Golfo. Para além da localização estratégica e competitiva do Dubai, ainda tem fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África e é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo”.

O valor do setor alimentar nos Emirados Árabes Unidos ultrapassa os 7 mil milhões de dólares anuais e nos mercados do GCC ultrapassa os 60 mil milhões de dólares, aparecendo a Arábia Saudita como um dos principais importadores. Os países do GCC importam atualmente 90% das suas necessidades alimentares e estima-se que os serviços de Foodservice atinjam valores elevados nos próximos anos.

Os países do GCC e do Norte de África representam um mercado superior a 570 milhões de consumidores, com elevadas taxas de importação de produtos agroalimentares, como é o caso da Turquia, da Arábia Saudita, dos EAU e do Egipto (entre 13% e 15% ano). A região MENA é a maior importadora líquida de produtos alimentares a nível mundial, e por isso apresenta inúmeras oportunidades para as empresas nacionais.

No âmbito da participação nacional na Gulfood, as 22 empresas portuguesas vão receber a visita institucional da Embaixada de Portugal nos EAU e da representação da AICEP.

Esta participação na Gulfood 2023 faz parte do projeto BOW - Portugal Business On the Way, promovido pela AEP para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Veja o comunicado de imprensa