Notícias

De volta ao Brasil, a promover vinhos portugueses
AEP com cinco empresas na Prowine, em São Paulo

A AEP – Associação Empresarial de Portugal está no Brasil com cinco empresas portuguesas, que participam em mais uma edição da feira Prowine, a decorrer em São Paulo, de 27 a 29 de setembro.

Presente no certame desde a sua primeira edição, a comitiva nacional organizada pela AEP, que tem como objetivo apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e o aumento das exportações nacionais, é composta pelas produtoras Colinas do Douro, Vallegre, Caves Santa Marta, Sociedade Agrícola Santar e Global Wines.

A Prowine é o mais importante certame da América do Sul para o setor dos vinhos. Apenas interrompido no período pandémico, está este ano na sua terceira edição, tendo vindo a registar elevadas taxas de crescimento nos profissionais visitantes e nos expositores, de edição para edição. 

O estado brasileiro de São Paulo, onde se realiza o evento, representa quase 30% da receita total do setor no país. Aí se localizam os grandes importadores e distribuidores para todos os destinos do país. O Brasil, que conta com uma população de 212 milhões de habitantes, é considerado a maior economia da região e a nona economia mundial, sendo que a OECD perspetiva um crescimento de 1,4% em 2022 e 2,1% em 2023.

Perante estes dados, Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, considera importante a participação portuguesa em mais esta edição. “O potencial de crescimento de oportunidades para as empresas portuguesas do setor vínico é relevante para assegurarmos novamente a participação na Prowine. Este é um momento essencial para demonstrar o que de melhor se faz na área dos vinhos portugueses ao nosso país irmão e aos restantes países da América Latina”.

A participação portuguesa na Prowine 2022 faz parte do projeto BOW - Portugal Business On the Way, promovido pela AEP para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Veja o comunicado de imprensa