Notícias

De volta a Cannes com indústria náutica
AEP no Yachting Festival com duas empresas nacionais

A AEP – Associação Empresarial de Portugal volta a estar com empresas portuguesas na feira Cannes Yachting Festival 2023, que acontece entre os dias 12 e 17 de setembro, na cidade francesa de Cannes.

Esta é a terceira participação nacional consecutiva na feira conta com as empresas EPOCA GOLD – Mobiliário Internacional (fabricação de mobiliário) e MYFACE (mobiliário de exterior). 

De acordo com o presidente do CA da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “a indústria náutica de recreio desempenha um papel de extrema relevância, sendo essencial para fomentar um ecossistema económico abrangente, ao compreender uma ampla variedade de atividades e setores interligados. É neste sentido, que repetimos a nossa presença neste importante evento internacional”. 

Na sua 46.ª edição, o Yachting Festival é considerado um dos mais importantes eventos no setor da náutica de recreio e lazer e volta a estar distribuído por dois espaços de exposição na baía de Cannes: o Vieux Port e o Port Canto. Desde 1977, participam no evento os maiores agentes mundiais, os principais construtores de barcos de lazer e iates de luxo, promovendo recentes unidades, novos modelos e a inovação tecnológica para o setor. Para esta edição, é esperada a participação de mais de 600 expositores de mais de 50 países e cerca de 60.000 visitantes profissionais provenientes de todo o globo, o que faz deste certame um evento à escala internacional e uma excelente oportunidade de abordagem a um mercado de luxo.

De referir que a economia do Mar engloba um conjunto de fileiras, setores e subsetores de atividade económica de grande relevância, onde se encontram áreas-chave como a construção naval (construção e reparação); engenharia e design; equipamentos, envolvendo transversalmente setores como: eletrónica para embarcações, navegação e comunicações; mobiliário de luxo; iluminação; têxteis técnicos; revestimentos e decoração de interiores.

França permanece como um importante parceiro económico para Portugal ao oferecer oportunidades de negócio em diversos setores de atividade. A indústria naval (construção e reparação), assim como a náutica e a náutica de recreio e turismo náutico, têm grande relevo e são fundamentais para a promoção de atividades e setores conexos geradores de valor e de criação de emprego.

A participação na feira Cannes Yachting Festival 2023 faz parte do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, desenvolvido no âmbito do PORTUGAL 2030 e COMPETE 2030 Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030.

Veja o comunicado de imprensa