Notícias

Com seis empresas do setor da construção na Argélia
Pela terceira vez, AEP organiza participação portuguesa na BATIMATEC

 A AEP – Associação Empresarial de Portugal vai estar, com seis empresas nacionais do setor da construção, na 24ª edição da BATIMATEC - Salon international du bâtiment des matériaux de construction et des travaux publics, que decorrerá na Argélia, entre os dias 15 e 19 maio.

É mais uma iniciativa do projeto BOW - Portugal Business On the Way para apoiar o tecido empresarial no processo de diversificação de mercados e aumento das exportações, numa altura em que os planos estratégicos de investimento da Argélia nas áreas da saúde, ambiente, turismo, agricultura, automóvel e energias renováveis podem abrir novas oportunidades de negócio e o setor das obras públicas continua a ser um dos principais vetores de desenvolvimento do país.

A BATIMATEC é o certame do setor da construção mais prestigiado da Argélia, tendo a edição de 2021 contado com a participação de 250 mil visitantes e com a representação de 590 expositores estrangeiros de 11 países.

Esta é a terceira participação organizada pela AEP, em que vão estar as empresas CARFEL (máquinas para as indústrias extrativas e para a construção), UTILZÀS (varões e acessórios de casa de banho), ILMAR (máquinas para a indústria de materiais de construção, cerâmica e vidro), METALCÉRTIMA (projetos para a indústria da cerâmica estrutural), METALÚRGICA DO TÂMEGA (máquinas para as indústrias extrativas e para a construção) e MF MARTINS (ferragens, ferramentas manuais e artigos para canalização e aquecimento).

Além da presença na BATIMATEC, a AEP já organizou uma missão empresarial ao país em 2008 e a participação portuguesa na Feira Internacional de Argélia, em 2017. 

Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, recorda que a “Argélia é uma importante porta de negócios e de acesso aos mercados do Magreb, África e Médio Oriente, é o segundo país mais populoso do Norte de África e, apesar da contração em 2020, apresenta uma perspetiva de crescimento do PIB”.

A Argélia tem 45,2 milhões de habitantes, representa a quarta maior economia africana e a quinquagésima oitava a nível mundial. Apesar das políticas de diversificação industrial, a economia argelina continua fortemente dependente da exportação de hidrocarbonetos, o que a torna vulnerável a fatores externos, particularmente aos preços internacionais.

Fruto dos efeitos da pandemia, em 2020 e 2021, a atividade económica registou uma contração. Para 2022 as estimativas apontam para uma recuperação gradual da economia, impulsionada pelo aumento do preço dos hidrocarbonetos, numa conjuntura internacional mais favorável. 

Os cinco principais grupos de produtos importados são as máquinas e aparelhos, produtos agrícolas, produtos químicos, metais comuns e os veículos e material de transporte.

A participação na BATIMATEC 2022 faz parte do projeto BOW - Portugal Business On the Way, promovido pela AEP para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Veja o comunicado de imprensa