Notícias

Com 17 empresas do setor da saúde no Médio Oriente
Segunda ação da AEP no Dubai em 2026

2026.02.09
Comunicado de Imprensa

AEP apoia exportações com a presença de 17 empresas do setor da saúde no Médio Oriente 

Segunda ação da AEP no Dubai em 2026



A AEP – Associação Empresarial de Portugal, através do projeto de internacionalização BOW – Business on the Way, regressa ao Dubai, entre 9 e 12 de fevereiro, com uma comitiva de 17 empresas portuguesas do setor da saúde, para participarem na WHX Dubai – World Health Expo Dubai (ex-Arab Health), o principal certame do setor no Médio Oriente e maior a nível mundial para o setor médico-hospitalar.

“O Dubai é um mercado prioritário na estratégia de internacionalização da AEP, pela sua capacidade de investimento e pela função de plataforma de acesso a outros mercados do Médio Oriente, Ásia e África”, lembra Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da AEP.

O Dubai tem sido um mercado central na atuação da AEP, apresentando oportunidades de negócio consistentes para as empresas nacionais, em particular nas áreas da saúde, tecnologia médica e indústria farmacêutica.

Esta é a segunda ação da AEP no Dubai em 2026, depois da participação, no final de janeiro, de 30 empresas portuguesas do setor alimentar na feira Gulfood. No calendário do projeto BOW para 2026, estão previstas cinco ações neste mercado. A primeira iniciativa da AEP no Dubai realizou-se em 2004, com a organização da participação nacional nas feiras HOTEL SHOW e INDEX.

A AEP organiza, de forma consecutiva desde 2011, a participação nacional na Arab Health, atual WHX World Health Expo Dubai, tendo já apoiado mais de duas centenas de empresas portuguesas neste certame. Segundo o presidente do conselho de administração da AEP, “a presença continuada das empresas portuguesas na WHX Dubai demonstra a competitividade da oferta nacional no setor da saúde e a capacidade de responder às exigências de mercados altamente especializados”.

A WHX Dubai é atualmente a principal plataforma internacional da fileira médico-hospitalar, registando elevados níveis de crescimento. A edição de 2026 contará com cerca de 4.000 expositores de 193 países e estima receber mais de 70.000 visitantes profissionais, provenientes do Médio Oriente, Golfo, África, Sudoeste Asiático e Cáucaso.

O setor da saúde nos países do Conselho de Cooperação do Golfo e Médio Oriente apresenta um elevado potencial de crescimento, estimando-se que atinja um valor global de cerca de 135 mil milhões de dólares em 2027, com uma taxa média de crescimento anual superior a 5% na próxima década. Estão igualmente projetados investimentos superiores a 60 mil milhões de dólares em hospitais, clínicas e centros de investigação em toda a região. 

“A aposta em feiras internacionais de referência tem permitido às empresas portuguesas gerar contactos qualificados e criar condições efetivas para o desenvolvimento de negócio sustentável”, explica Luís Miguel Ribeiro.

O mercado global de saúde digital ultrapassou os 233,5 mil milhões de dólares em 2022, prevendo-se um crescimento médio anual de 15% entre 2023 e 2032. A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos deverão concentrar 79,6% da despesa em saúde em 2027, enquanto mercados como Catar, Bahrein, Omã e Kuwait registam taxas de crescimento superiores a 5% ao ano.

Com uma localização estratégica e acesso privilegiado aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África, o Dubai afirma-se como o principal hub de negócios da região do Golfo, sendo consistentemente avaliado de forma positiva pelas empresas portuguesas que integram as várias comitivas da AEP, que destacam a dimensão dos mercados, a qualidade dos contactos e o potencial de concretização de negócios.

A edição deste ano da WHX Dubai contará com a presença no dia de abertura da feira, do Embaixador de Portugal nos E.A.U. e do representante da AICEP, numa visita aos Pavilhões de Portugal.

A participação na feira é articulada com a AICEP, bem como, a organização de uma missão empresarial aos Emirados Árabes Unidos para a fileira da Saúde e Ciências da Vida.

Comitiva nacional presente na WHX Dubai:

BOW - Business on the Way:
O projeto BOW – Business on the Way concluiu em 2025 um total de 22 ações de apoio à internacionalização empresarial, entre 14 participações em feiras internacionais e 8 missões empresariais, abrangendo 21 mercados e envolvendo 150 empresas nacionais. 

A aposta em feiras e missões empresariais integra a estratégia de internacionalização desenvolvida pela AEP desde 1990.

Ação submetida em candidatura no âmbito do Aviso MPR-2025-14 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, em fase de aprovação, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.

Descarregar o comunicado de imprensa