Missão Empresarial ao Azerbaijão 2024

Em campanha
Missão Empresarial ao Azerbaijão 2024
Datas 14 a 18 de outubro de 2024
Local Baku, Azerbaijão
Preço Consulte as Condições de Participação.

Não perca a oportunidade de participar nesta ação, desenvolvida no âmbito do PORTUGAL 2030 e COMPETE 2030 com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Prazo de inscrição: até 9 de setembro de 2024
Enquadramento
A AEP, com o objetivo de apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e conquista de quotas internacionais, está a organizar a sua 4ª Missão Empresarial ao Azerbaijão que se realizará entre os dias 14 a 18 de outubro de 2024.

Inclui, adicionalmente e num formato inovador, a possibilidade de visita (opcional) a 4 certames especializados que terão lugar no Baku Expo Center, entre os dias 15 e 17 de outubro:
- BakuBuild, 29th Azerbaijan International Construction Exhibition 
- Aquatherm Baku, 16th International Exhibition for Heating, Ventilation, Air-Conditioning, Water Supply, Sanitary and Swimming Pool
- Road & Traffic, 12th Caspian International Road Infrastructure and Public Transport Exhibition 
- Rebuild Karabakh, 4th Azerbaijan International Restoration, Reconstruction and Development of Karabakh Exhibition

Eventos como o Festival da Eurovisão de 2012, o Europeu de futebol em 2020 e a Fórmula 1 Azerbaijan Grand Prix 2021, despertaram o mundo para a nova realidade deste país, apelidado de “Terra do Fogo”.

Num contexto em que a Europa pretende diminuir a sua dependência energética face à Rússia, procurando alternativas de fornecimento e distribuição - o Azerbaijão (por força dos seus vastos recursos de petróleo e gás natural e posicionamento geoestratégico) surge como alternativa privilegiada.
O Azerbaijão ocupa a 28.ª posição (à frente de alguns países da UE) do ranking "Doing Business 2020" (retificado), dentro do Top 10 das melhorias do ano.

Em 2023, Baku ficou em terceiro lugar entre as 100 cidades de crescimento mais rápido em Investimento Estrangeiro Direto (IED), de acordo com a classificação da publicação fDi Intelligence do grupo Financial Times.
Apesar da crise na indústria petrolífera, o PIB real cresceu 5%, em janeiro e fevereiro de 2024, graças ao crescimento de 10,1% do setor não energético que tem vindo a atuar como motor do desenvolvimento económico.

Alimentado por um forte sector primário, o país investe, agora, na criação e modernização de infraestruturas, potenciando o desenvolvimento de outros sectores da economia, e em especial o da construção civil.
O Governo azeri prevê alocar US$ 59 mil milhões para a Restauração de Nagorny-Karabackh, um território superior a duas vezes superfície do Algarve e que tem um grande potencial para o desenvolvimento de agricultura e indústria de transformação, indústria mineira, alimentar, criativa, metalurgia, produção de malhas, ecoturismo, gestão de resíduos e energia renovável.

Este ambicioso Programa, que adquiriu a dimensão da nova Ideia Nacional, gera inúmeras oportunidades de negócios.

Ação submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, em fase de aprovação, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
 



 
Saiba como participar
AEP - Associação Empresarial de Portugal
AEP Internacional

Diana Demídova | diana.demidova@aeportugal.pt
Gestora de Mercados Internacionais
Tel: + 351 229 981 777 (Chamada para a rede fixa nacional)
Tlm: +351 961 786 439 (Chamada para a rede móvel nacional)