Notícias

BOW aborda a fiscalidade na internacionalização

Com “A Relevância da Fiscalidade na Internacionalização” como tema de capa, o 13.º número da revista editada pela AEP – Associação Empresarial de Portugal é aberto pelo novo presidente, Luís Miguel Ribeiro, que partilha uma “reflexão sobre o passado, o presente e o futuro, porque o tempo não para e devemos às pessoas e às instituições a memória, a dedicação e o empenho.” Sobre esta memória, homenageia o seu antecessor, Paulo Nunes de Almeida, recordando a “sua dedicação e sentido de missão nas causas que abraçou, dedicando a elas toda a sua força de vontade”, máxima reforçada pelos diversos testemunhos que publicamos em sua memória.

Mas Luís Miguel Ribeiro destaca os desafios que a AEP, como maior associação empresarial de Portugal, tem pela frente, ao mesmo tempo que reforça a total disponibilidade para colocar ao serviço das empresas todo o seu potencial, sendo “um parceiro incontornável do poder político, na discussão dos assuntos relevantes para o desenvolvimento da economia portuguesa.”

Para analisar a temática deste 13.º número, temos o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, que defende que a internacionalização da fiscalidade coloca importantes desafios que os Estados e o poder político deverão conseguir enfrentar e responder, de forma satisfatória, em prol de uma maior justiça fiscal internacional. Igualmente interessantes e de grande utilidade são os artigos de Luís Magalhães, managing partner da KPMG Portugal, de Luís Janeiro, economista e docente nas áreas fiscal, contabilística e financeira na Católica-Lisbon, e de Tiago Espinhaço Gomes, consultor de serviços financeiros na Oliver Wyman.

Para que se possa entender melhor esta temática na vida das empresas, temos uma entrevista ao CFO da Sogrape, Bernardo Brito e Faro. Muito interessante de ler.

Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos são os mercados-alvo em destaque nesta edição. Epedal e Fabor são as empresas que partilham o seu testemunho de internacionalização, área bastante ativa e que a AEP dá a conhecer nas diversas atividades desenvolvidas no último trimestre. 

Esperamos que goste, boa leitura!

Veja aqui