Notícias

Atratividade de Portugal em foco na revista BOW

Com “A Atratividade de Portugal para o Investimento Estrangeiro” como tema, o número 11 da revista BOW reúne várias opiniões interessantes que vale a pena ler. Desde o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, que defende que “o investimento deve ser visto como um fator de produtividade extremamente importante para Portugal e é nesse contexto que a capacidade de atrair investimento estrangeiro deve ser valorizada e incentivada” até a Luís Castro Henriques, presidente da Aicep Portugal Global, que é mais específico: “estamos a evoluir de Made in Portugal para Created and Made in Portugal”.

Com uma posição mais crítica está Luís Todo Bom. O Coordenador da Comissão de Especialização em Engenharia e Gestão Industrial da Ordem dos Engenheiros aponta que “Portugal apresenta valores positivos para os critérios menos pontuados (…) e valores claramente negativos para os critérios mais pontuados (…).” Para este gestor de empresas, “só será possível construir um novo modelo com um acordo de regime, que altere o posicionamento negativo destes critérios.”

Vila Nova de Famalicão apresenta-se como forte candidato à atração de investimento estrangeiro e a empresa Continental Mabor é uma das empresas exemplo, que é possível conhecer através da entrevista ao seu CEO, Pedro Carreira.

França e Itália são os mercados em destaque nesta edição, contando com os gráficos realizados com os dados da Deloitte para os conhecer melhor.

Siroco, Balanças Marques e Docworld são as empresas nossas associadas, ente muitas outras, com quem desenvolvemos o trabalho de internacionalização e que neste número da revista BOW partilham a sua experiência.

Damos também conta dos resultados dos projetos Global Contractores Channel e os planos futuros do Projeto Portugal Business On The Way.

Por fim, fique a conhecer as principais ideias discutidas na 2.ª Conferência Internacional com o tema “A Revolução nas Vendas e Marketing – O Nobel e os Novos Canais de Exportação”.

Mais uma vez, a capa é da autoria da ilustradora Ana Aragão.

Uma edição para ler e apreciar: 

Veja aqui