Notícias

AEP homenageia empresas associadas
Distinguidas empresas com 75 e 50 anos de filiação

Em cerimónia realizada na Fundação AEP no dia 29 de outubro, condicionada pela atual conjuntura, a AEP homenageou três empresas que completaram 75 e 50 anos de associadas. Foram elas a Efacec (75 anos) e a Tintal EDP (ambas 50 anos).

Nuno Silva, Chief Technology Officer da Efacec Power Solutions, recebeu o diploma que assinala os 75 anos de filiação da empresas à AEP. Fundada em 1905 como A Moderna - Sociedade de Serração Mecânica Portuguesa, deu origem, em 1921, à Electro-Moderna, Lda., empresa já dedicada à produção de “motores, geradores, transformadores e acessórios eléctricos” e onde se criaram as competências necessárias do que viria a ser a Efacec, designação que assume a partir de 1962 e pela qual é popularmente conhecida. Trata-se de uma empresa portuguesa com perfil fortemente exportador e presença internacional em mais de 65 países, que tem marcado, acima de tudo, gerações de profissionais, técnicos, engenheiros, gestores, servindo como escola para outros setores da indústria, e das empresas em geral.

Com o número 1018, a Efacec foi admitida como associada da AEP a 22 de agosto de 1945.

Associada da AEP desde 27 de fevereiro de 1970, a Tintal - Empresa Fabril de Tintas foi fundada no Porto, em 1954, dedicando-se ao fabrico de tintas para a construção civil. Desde então, assistimos ao crescimento da empresa que obrigou à mudança das suas instalações para Rio Tinto. Em 2011, alargou o seu portfólio de produtos para a indústria metalomecânica, sendo reconhecida pela qualidade dos produtos que fabrica.

Maria João Marques, em representação de Joaquim da Silva Santos, recebeu o diploma que assinala os 50 anos de associada da Tintal. 

Também com 50 anos de associada da AEP está a EDP – Energias de Portugal, SA, uma das maiores empresas portuguesas. Por impedimento de última hora, a associada admitida a 27 de fevereiro de 1970 com o nº 1118 não pôde estar presente na cerimónia.