Notícias

AEP com três novos sócios honorários

A Fundação de Serralves, António Mota e José António Barros, são os novos sócios honorários da AEP.  

Trata-se da mais alta distinção outorgada pela AEP, sendo atribuída pelo Conselho Geral a instituições e personalidades que se distinguem pelo seu contributo em prol da economia e do país. Os Diplomas de Sócio Honorário foram entregues ontem pelo presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida, no jantar comemorativo do 170.º aniversário da Associação.

Fundação de Serralves, hoje reconhecida como uma das principais instituições culturais portuguesas, foi a instituição distinguida este ano pelo Conselho geral da AEP. Foi criada em 1989, assinalando o início de uma parceria inovadora entre o Estado e a sociedade civil, representada por cerca de 51 entidades, públicas e privadas. A presidente, Ana Pinho, recebeu o Diploma.

O presidente do Conselho de Administração da Mota-Engil, António Mota, foi distinguido pelo seu percurso na defesa da atividade empresarial e da economia do país. Engenheiro civil, natural de Amarante, o novo sócio honorário da AEP é o rosto do sucesso de uma das 100 maiores construtoras do Mundo e o maior grupo português de construção. 

José António Barros é outra personalidade distinguida pela AEP com o Diploma de Sócio Honorário. Licenciado em Engenharia Química Industrial pela Universidade do Porto, o seu curricula traduz uma carreira plena de sucesso como empresário, dirigente associativo, gestor, com uma intervenção cívica e cultural em diversas instituições de relevo. Integra os Órgãos Sociais da AEP desde 1996, tendo sido seu presidente e, atualmente, presidente da Assembleia Geral. Presidiu, recentemente, à Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas e integra o Conselho Superior de Obras Públicas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu ao jantar comemorativo do 170.º aniversário da AEP que contou com a presença de 170 convidados, entre os quais os ministros da Economia, do Trabalho Solidariedade e Segurança Social e do Planeamento, representantes de organismos públicos e privados, representantes do movimento associativo empresarial e empresas.