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A economia da defesa e a internacionalização
Disponível o número 17 da revista BOW

Na sua 17.ª edição,a  revista BOW mais uma vez aborda um tema de grande relevância, “A Economia da Defesa e a Internacionalização”, recheada de importantes textos que irão guiar as empresas portuguesas no setor, para o que contamos com os contributos de convidados de elevadíssima competência.

Este é um setor-chave, sobretudo nos tempos que correm como mostram os números do IdD: cerca de 400 entidades operarem neste setor em Portugal, gerando um volume de negócios de 6.299 milhões de euros, totalizando ainda 4.358 milhões de euros em exportações e garantindo 37.076 postos de trabalho.

“O investimento em Defesa pode e deve ser visto como um importante contributo para sairmos desta crise mais resilientes, com mais inovação tecnológica, com mais qualificações, com mais parcerias internacionais e com mais exportações de elevado valor acrescentado”, defende o Ministro João Gomes Cravinho, no artigo que abre o tema.

Destaque também para Paulo Lourenço (diretor-geral de Política de Defesa Nacional), Alberto Rodrigues Coelho (diretor-geral da Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional),  Marco Capitão Ferreira (presidente do IdD) e Catarina Nunes (administradora da IdD), mas também para outros especialistas, como José Manuel Barbas (coronel do Exército, subdiretor do curso de Defesa Nacional e assessor de estudos do IDN), Fernando Carvalho (investigador coordenador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), José Lourenço da Saúde (major general engenheiro aeronáutico) e Paulo Cutileiro Correia (sócio da JPAB).

Igualmente interessante é a entrevista a José Neves, presidente do AED Cluster Portugal (AEDCP), um cluster português para as Indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa, especialmente importante pelo papel desempenhado como “Cluster de Competitividade Emergente”, que traça um panorama sobre as realidades e perspetivas desta fileira.

Na restante revista BOW, convidamos também os leitores a conhecerem as empresas associadas da AEP Critical Software, BERD, DUNE BLEUE e DAMEL, na secção Radar Internacionalização.

Os mercados-alvo em destaque nesta edição são a Argélia, Egito e Marrocos, com dados da Deloitte, sempre muito úteis para o trabalho de internacionalização das empresas nossas associadas. 

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Boa leitura!