Revista BOW

Revista BOW, nº 22 | O Ambiente, Energias Renováveis e Internacionalização

Revista BOW, nº 22 | O Ambiente, Energias Renováveis e Internacionalização

A 22.ª edição da revista BOW - Portugal Business On the Way tem por tema  “O Ambiente, Energias Renováveis e Internacionalização”, contanto mais uma vez com textos de protagonistas do setor, nas áreas das energias renováveis e sustentabilidade ambiental, nomeadamente parques eólicos, centrais solares fotovoltaicas, conversores de energia das ondas, hidrogénio verde, resíduos como um recurso, gestão da água enquanto recurso crítico, atendendo ao combate às alterações climáticas.

Portugal posicionou-se, há vários anos, na produção de eletricidade a partir de fontes renováveis, sendo o primeiro país no mundo a comprometer-se a atingir a neutralidade carbónica em 2050. Além de ganhos para a qualidade do ar e da saúde das populações e de poupanças para o consumidor, as energias renováveis são também sinónimo de mais-valias para a economia portuguesa. “Portugal tem recursos renováveis mais abundantes do que a média europeia e, por isso mesmo, tem condições para criar um hub da indústria, transformando-se numa espécie de Qatar do continente europeu”, defende Pedro Amaral Jorge, presidente da direção da APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis. A par deste ilustre, a 22.ª BOW conta com a opinião do ministro e do secretário de Estado da tutela, Matos Fernandes e João Galamba, respetivamente; de Alcibíades Soares Guedes e José Carlos Matos, do INEGI; de Pedro Norton, CEO da Finerge; de João Manso Neto, CEO da GreenVolt; de Aprígio Guimarães, country sales Manager da Acciona Energia de Portugal; de Miguel Silva, general manager Portugal da CorPower Ocean; de Nuno Araújo, presidente da APDL; de José João Campos Rodrigues, presidente da direção da AP2H2; e de Luísa Magalhães, diretora executiva da Smart Waste Portugal. Inclui ainda uma análise extensa sobre o setor na ótica da internacionalização, feita por Adriano Fidalgo, administrador executivo da Astrolábio Orientação e Estratégia.

A referir também a entrevista ao CEO da EDP Renováveis e do Grupo EDP, Miguel Stilwell. A empresa é líder no setor e tem previsto investir, em todo o mundo, 24 mil milhões de euros entre 2021 e 2025, dos quais 80% a serem alocados às energias renováveis.

Os mercados-alvo neste número são o Brasil, o México e o Paraguai, numa análise da Accenture. Já no Radar Internacionalização, o reconhecimento vai para as empresas Galp, Jerónimo Martins e SYSADVANCE.

Por fim, em lançamentos e atividades AEP, fique a par das iniciativas, missões e atividades que a Associação reserva para as empresas suas associadas.

Votos de uma boa leitura!
Download dos artigos