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Empresas Familiares da Região Norte - Mapeamento, Retratos e Testemunhos
O estudo “Empresas Familiares da Região Norte – Mapeamento, Retratos e Testemunhos” resulta do projeto “Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas” (NORTE-02-0853-FEDER-000018), inserido no Eixo Prioritário - Sistema de apoio às ações coletivas – “Qualificação”, com o Objetivo Temático: “Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas”.
Liderado pela Universidade do Minho, pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo Universidade do Minho (CICS.UMinho), e em co-promoção com a Associação Empresarial de Portugal (AEP), este projeto visou mapear as empresas familiares na região Norte, conferindo visibilidade político-institucional desta tipologia empresarial. Com efeito, assinala-se a ausência de conhecimento sistematizado e atualizado sobre quantas são as empresas familiares e qual o seu contributo para a criação de riqueza, emprego e desenvolvimento local associado à cultura e ligação afetiva do(a)s fundador(a)s. Além disso, desconhecem-se as motivações que estão na base da constituição de novas empresas familiares associadas à inovação e transferência de tecnologia e conhecimento (e.g. start-ups), com potencial de transformação do padrão tradicional de especialização da economia portuguesa.
A singularidade das empresas familiares surge da coexistência, interação e sobreposição de três grupos independentes: a propriedade, a empresa e a família. As empresas familiares têm características que são comuns a outro tipo de empresas, mas, simultaneamente, diferem das demais devido à influência da família na mobilização de recursos, humanos e financeiros, e na configuração estratégica e cultural da empresa.
No quadro da crescente internacionalização da economia portuguesa e dos impactos da Revolução 4.0, em especial a economia digital e a desmaterialização dos processos produtivos, importa aprofundar o conhecimento sobre as especificidades das empresas familiares. São sobretudo desafios específicos que se orientam para tópicos como, por exemplo, a menor atenção dos decisores políticos sobre as especificidades das empresas familiares e sua contribuição económica e social; a menor atenção quanto às questões de planeamento da sucessão e/ ou estratégico; o desafio da profissionalização do negócio, mantendo o equilíbrio entre família, propriedade e empresa; as dificuldades em atraírem e reterem mão-de-obra qualificada (talento)/ profissionalização das carreiras.
Trata-se de um estudo pioneiro e inovador em Portugal, que conjuga a vertente de mapeamento das empresas familiares na região Norte com a sua caraterização e aprofundamento junto de uma amostra muito robusta focada nesta realidade empresarial. Ao se reconhecer a relevância das empresas familiares, não se identificou uma análise aprofundada das mesmas, o que reforça este trabalho e, em especial, a sua limitação geográfica às NUTS III do norte do país.
Este projeto concretiza o desígnio primeiro de construir uma base de dados de empresas familiares da região Norte, com o registo de 41.496 entidades empresariais. Além disso, disponibiliza, em simultâneo, uma radiografia das empresas familiares, por dimensão e antiguidade, acompanhada pelos testemunhos e narrativas de empresário(a)s que participaram nas diversas ações do projeto. Foi possível obter um conhecimento exaustivo e investigação consistente sobre os perfis das empresas familiares, assegurando a sua visibilidade e relevância, com particular destaque para os fatores de emprego, internacionalização e profissionalização transversais na economia. Por sua vez, a partilha e a discussão dos principais resultados concretizaram-se através da participação em diversos eventos de divulgação técnico-científicos (e.g. palestras e artigos) na academia e em contexto empresarial, local e associativo.
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Liderado pela Universidade do Minho, pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo Universidade do Minho (CICS.UMinho), e em co-promoção com a Associação Empresarial de Portugal (AEP), este projeto visou mapear as empresas familiares na região Norte, conferindo visibilidade político-institucional desta tipologia empresarial. Com efeito, assinala-se a ausência de conhecimento sistematizado e atualizado sobre quantas são as empresas familiares e qual o seu contributo para a criação de riqueza, emprego e desenvolvimento local associado à cultura e ligação afetiva do(a)s fundador(a)s. Além disso, desconhecem-se as motivações que estão na base da constituição de novas empresas familiares associadas à inovação e transferência de tecnologia e conhecimento (e.g. start-ups), com potencial de transformação do padrão tradicional de especialização da economia portuguesa.
A singularidade das empresas familiares surge da coexistência, interação e sobreposição de três grupos independentes: a propriedade, a empresa e a família. As empresas familiares têm características que são comuns a outro tipo de empresas, mas, simultaneamente, diferem das demais devido à influência da família na mobilização de recursos, humanos e financeiros, e na configuração estratégica e cultural da empresa.
No quadro da crescente internacionalização da economia portuguesa e dos impactos da Revolução 4.0, em especial a economia digital e a desmaterialização dos processos produtivos, importa aprofundar o conhecimento sobre as especificidades das empresas familiares. São sobretudo desafios específicos que se orientam para tópicos como, por exemplo, a menor atenção dos decisores políticos sobre as especificidades das empresas familiares e sua contribuição económica e social; a menor atenção quanto às questões de planeamento da sucessão e/ ou estratégico; o desafio da profissionalização do negócio, mantendo o equilíbrio entre família, propriedade e empresa; as dificuldades em atraírem e reterem mão-de-obra qualificada (talento)/ profissionalização das carreiras.
Trata-se de um estudo pioneiro e inovador em Portugal, que conjuga a vertente de mapeamento das empresas familiares na região Norte com a sua caraterização e aprofundamento junto de uma amostra muito robusta focada nesta realidade empresarial. Ao se reconhecer a relevância das empresas familiares, não se identificou uma análise aprofundada das mesmas, o que reforça este trabalho e, em especial, a sua limitação geográfica às NUTS III do norte do país.
Este projeto concretiza o desígnio primeiro de construir uma base de dados de empresas familiares da região Norte, com o registo de 41.496 entidades empresariais. Além disso, disponibiliza, em simultâneo, uma radiografia das empresas familiares, por dimensão e antiguidade, acompanhada pelos testemunhos e narrativas de empresário(a)s que participaram nas diversas ações do projeto. Foi possível obter um conhecimento exaustivo e investigação consistente sobre os perfis das empresas familiares, assegurando a sua visibilidade e relevância, com particular destaque para os fatores de emprego, internacionalização e profissionalização transversais na economia. Por sua vez, a partilha e a discussão dos principais resultados concretizaram-se através da participação em diversos eventos de divulgação técnico-científicos (e.g. palestras e artigos) na academia e em contexto empresarial, local e associativo.