Envolvente Empresarial - Newsletter

Newsletter Envolvente Empresarial - setembro 2024

Newsletter Envolvente Empresarial - setembro 2024

A Envolvente Empresarial de setembro retrata uma ligeira aceleração da inflação nacional e a tendência de diminuição das taxas de juro Euribor a 3, 6 e 12 meses.

No comércio internacional de bens, registou-se, em agosto, um aumento das importações de 1,6% em termos homólogos, pelo contrário as exportações retraíram 1,3%. 

Por outro lado, no comércio internacional de serviços, no mesmo mês, as exportações continuaram a crescer acima das importações (5,8% e 4,9%, respetivamente).

Em agosto, o índice de volume de negócios cresceu no Comércio a Retalho (3,8%) e nos Serviços (0,6%) e diminuiu na Indústria Transformadora (-0,2%), movimentos em linha com os verificados no mês de julho.

No mesmo período, a taxa de desemprego manteve-se em 6,5%, valor igual ao de julho. A taxa de desemprego jovem situou-se em 19%, ou seja, cerca de um em cada cinco jovens disponíveis para trabalhar encontra-se desempregado.

A taxa de inflação (IPHC) aumentou para 2,6%, após 1,8% em agosto, 2,7% em julho e 3,1% em junho. A aceleração da inflação em setembro ilustra, sobretudo, o aumento dos preços observados na classe “restaurantes e hotéis”.

As taxas de juro Euribor continuaram a diminuir em setembro beneficiando dos cortes nas taxas de juro referência do BCE, situando-se em 3,434% a 3 meses (-0,446 p.p. face a setembro de 2023), 3,258% a 6 meses (-0,773 p.p.) e 2,936% a 12 meses (-1,213 p.p.). 

A Envolvente Empresarial - Síntese de Conjuntura é uma publicação mensal com os principais dados e indicadores relativos à atividade económica, desenvolvida conjuntamente pela AEP, AIP e CIP. Inclui duas separatas de indicadores, uma para Portugal e outra para a Área Euro.
 
Download dos artigos Separata de indicadores PT Separata de indicadores Área Euro