Envolvente Empresarial - Newsletter

Newsletter Envolvente Empresarial - fevereiro 2024

Newsletter Envolvente Empresarial - fevereiro 2024

A Envolvente Empresarial de fevereiro evidencia sinais positivos para a economia portuguesa, destacando-se o crescimento do PIB acima do esperado em 2023, a revisão em alta do crescimento económico para 2024 pelo Banco de Portugal e a resiliência no mercado de trabalho.

Segundo as previsões do Banco de Portugal divulgadas no Boletim Económico de Março, a economia portuguesa deverá crescer 2,0% em 2024, bastante acima do projetado no Boletim Económico de Dezembro (1,2%). Este maior otimismo, está assente na aceleração do consumo privado e investimento, assim como de uma dinâmica mais positiva das exportações face previsto anteriormente. 

Adicionalmente o Banco de Portugal prevê que o mercado de trabalho se mantenha resiliente, com o emprego a aumentar consecutivamente nos próximos anos (0,7% em 2024, 0,6% em 2025 e 0,5% em 2026) e a taxa de desemprego a estabilizar-se nos 6,5%, entre 2024 e 2026.

No comércio internacional de bens, em janeiro, registou-se um ligeiro aumento nas exportações face ao período homólogo de 0,4%, contrariando assim a queda verificada nas importações (-4,5%). 

Já no comércio internacional de serviços, no primeiro mês do ano, as exportações cresceram acima das importações (8,6% e 5,8%, respetivamente).

A inflação (IPC) desacelerou ligeiramente em fevereiro de 2024 (2,1%, após 2,4% em janeiro), encontrando-se já perto do objetivo da estabilidade de preços de médio prazo definida pelo BCE. 

As yields da Zona Euro que vinham a cair entre outubro e dezembro, voltaram a acelerar no inicio de 2024 (janeiro e fevereiro), sendo que a yield a 10 anos de Portugal, situou-se nos 3,06% (em fevereiro).

Segundo o INE, a Dívida Pública caiu para 99,1% do PIB no final de 2023, beneficiando do crescimento do PIB nominal e dos saldos primários positivos.

A Envolvente Empresarial - Síntese de Conjuntura é uma publicação mensal com os principais dados e indicadores relativos à atividade económica, desenvolvida conjuntamente pela AEP, AIP e CIP. Inclui duas separatas de indicadores, uma para Portugal e outra para a Área Euro.
 
Download dos artigos Separata de indicadores PT Separata de indicadores Área Euro