Envolvente Empresarial - Newsletter

Newsletter Envolvente Empresarial - dezembro 2023

Newsletter Envolvente Empresarial - dezembro 2023

A Envolvente Empresarial de dezembro evidencia sinais de preocupação na economia nacional, com o crescimento económico para 2023 e 2024 a ser revisto em baixa por diferentes instituições nacionais e internacionais, enquanto o comércio internacional de bens continua a deteriorar-se. Pela positiva destacar a dinâmica da demografia empresarial, a evolução dos preços e das yields a 10 anos na Área Euro.

Relativamente à demografia empresarial (em 2023), destaca-se pela positiva um crescimento dos nascimentos (+4,7%) e uma diminuição dos encerramentos (-9,0%). Pela negativa, um aumento de 17,7% nos processos de insolvência. Já o número de ações judiciais praticamente estagnou (-0,3%).

No comércio internacional de bens, nos primeiros onze meses de 2023, registou-se um decréscimo nas exportações face ao período homólogo de 1,1% e nas importações de 4,0%. No mês novembro, face ao período homólogo, o comércio internacional de bens sofreu uma queda nas importações de 7,0% e nas exportações de 1,0%. Os acontecimentos no Mar Vermelho (ataques das milícias Houthi a navios), podem intensificar a deterioração do comércio internacional de bens, gerando ainda uma pressão acrescida sobre o preço das matérias-primas.

Em 2023, a inflação (IPC) situou-se nos 4,3%, mais do dobro do objetivo de médio do prazo do BCE. Contudo, os dados mais recentes tem vindo a demonstrar uma trajetória descendente, sendo que em dezembro, o IPC ficou abaixo dos 2,0% (1,4%). 

A evolução das yields da Zona Euro refletem o arrefecimento da atividade económica e a antecipação dos primeiros cortes na taxa de juro de referência. A yield a 10 anos de Portugal, situou-se nos 2,86% (em dezembro).

A Envolvente Empresarial - Síntese de Conjuntura é uma publicação mensal com os principais dados e indicadores relativos à atividade económica, desenvolvida conjuntamente pela AEP, AIP e CIP. Inclui duas separatas de indicadores, uma para Portugal e outra para a Área Euro.
 
Download dos artigos Separata de indicadores PT Separata de indicadores Área Euro