Notícias

Um caminho para Portugal...
A opinião de Luís Miguel Ribeiro no Dinheiro Vivo

Na sua última coluna de opinião do ano no Dinheiro Vivo, o presidente do CA da AEP destaca o lançamento do livro "Um caminho para Portugal - Uma política económica integrada para a produtividade, a inovação e o crescimento", da autoria de Carlos Tavares e Sara Monteiro.

Para Luís Miguel Ribeiro, o caminho a seguir pelo nosso país está bem identificado neste livro que "integra temas muito pertinentes" e cuja leitura aconselha ao novo Governo que sair das eleições em 2024.

Leia a coluna:


Um caminho para Portugal...

Este período de festividades natalícias, já a passos muito apressados para um Ano Novo, são momentos de encontros, de partilha e, quase sempre, de planeamento e reflexão de como irá ser o próximo ano.

Em dezembro de 2022, neste espaço de opinião, sublinhei que os portugueses partilhariam as suas mesas natalícias com duas presenças, que mesmo sem terem sido convidadas, estavam bem presentes na casa de cada um de nós, pelo impacto severo no poder de compra: inflação e taxas de juro.

No ano passado, por essa mesma altura, a inflação em Portugal estava praticamente nos dois dígitos (9,6%) e a dos produtos alimentares transformados atingia os "absurdos" 17,6%.

Hoje, os valores são bem distintos, de 1,5% e 3,5%, respetivamente. Do lado das taxas de juro, na última reunião de 2023 do Banco Central Europeu, no dia 14 de dezembro, foi anunciada a segunda pausa, mediante a perspetiva de redução gradual da inflação, prevendo-se que a aproximação ao objetivo de 2% venha a ocorrer em 2025. Embora já expectável pelos agentes económicos, é sempre uma boa notícia, num país com um endividamento elevado, como é o nosso caso.

Porém, sabemos que Portugal só conseguirá assegurar uma trajetória de redução do rácio da dívida (pública e privada) em percentagem da riqueza que cria, se conseguir crescer de forma robusta e contínua.

O caminho a seguir está bem identificado no livro "Um caminho para Portugal - Uma política económica integrada para a produtividade, a inovação e o crescimento", da autoria de Carlos Tavares e Sara Monteiro, prefaciado por Miguel Cadilhe, cujo lançamento aconteceu nesta semana, em Lisboa, com a apresentação feita por José Manuel Durão Barroso e por Álvaro Santos Pereira, em que estive presente, enquanto representante de uma das entidades coordenadoras, a Fundação AEP.

Como escrevi nas notas de abertura do livro, este integra temas muito pertinentes. Creio que estão lá todos os fatores explicativos que não têm permitido a nossa convergência com os países mais desenvolvidos da União Europeia. São temas que a AEP tem vindo a acompanhar e a apresentar propostas, de forma recorrente, aos decisores políticos, em linha com o que os autores do livro defendem.

Em 2024, o país vai a votos. Ao novo Governo, aconselho vivamente a ler, a refletir e agir, tendo como pano de fundo esta importante base de trabalho.

A todos, desejo um feliz Natal e um próspero Ano Novo.

Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração
da Associação Empresarial de Portugal
In Dinheiro Vivo 23.12.2023