Notícias

Última oportunidade para empreendedores
Abertas as quartas e últimas “Calls” do projeto Desafios 5.0

A AEP - Associação Empresarial de Portugal abriu as inscrições para a quarta e última chamada das Calls do projeto Desafios 5.0, que irá constituir o último grupo de empreendedores.

As inscrições estão abertas aqui para empreendedores e empresas constituídas há menos de dois anos do Norte e Centro do país. 

São três as Calls que pretendem promover a criação de ideias inovadoras e o empreendedorismo qualificado e criativo: 
  • Call For Ideas, para captação de ideias em fase embrionária;
  • Call For Acceleration, aberta a ideias numa fase mais desenvolvida ou startups constituídas há menos de dois anos;
  • Call For Needs, destinada a empresas interessadas em lançar desafios que possam ser resolvidos pelos empreendedores.

Até à data, o projeto promovido pela AEP já recebeu candidaturas de 193 empreendedores. 

Na primeira edição, lançada em novembro de 2021, o Desafios 5.0 recebeu na Call for Ideas 36 candidaturas, na Call for Acceleration 20 e à Call for Needs responderam 13 empresas.

Durante a segunda edição (lançada em março 2022 e que deu início à constituição do segundo grupo de empreendedores), a Call for Ideas - desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão - contou com 42 candidaturas, a Call for Acceleration com 22 e à Call For Needs responderam 7 empresas.

Na terceira edição, que está neste momento a decorrer em parceria com o Câmara Municipal de Guimarães, o Desafios 5.0 recebeu na Call for Ideas 29 candidaturas, na Call for Acceleration 24 e na Call For Needs ainda estão a decorrer as inscrições para as empresas.

O Desafios 5.0 foi lançado pela AEP em novembro de 2021 para promover o espírito empresarial do Norte e Centro do país. O objetivo é consolidar um novo perfil empreendedor, apoiado em ideias inovadoras e criativas, que possam responder aos desafios sociais e societais associados ao novo paradigma de evolução da sociedade 5.0, tópico central do projeto.

O projeto aborda temas genéricos e transversais a toda a sociedade: saúde, alterações demográficas e bem-estar, segurança alimentar, agricultura e silvicultura sustentáveis, energia não poluente, transportes inteligentes e ecológicos, ação climática, ambiente e eficiência de recursos e matérias-primas.

No final, os 25 melhores projetos receberão apoio para consolidar o plano de negócios, viabilizar oportunidades de negócio, robustecer e potenciar a viabilização dos projetos apresentados. Aos seis melhores projetos serão atribuídos prémios (Speed Up) individuais, no valor de 5 mil euros.

O programa Desafios 5.0 é uma iniciativa da AEP financiada pelo COMPETE 2020, no âmbito do Portugal 2020 e com o apoio da União Europeia através do Fundo Social Europeu. Conta com o apoio de empresários, startups, administração pública, municípios e outras associações empresariais.

Aceda ao comunicado de imprensa